Publication
Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Martins, Carolina Soares | |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T15:16:08Z | |
dc.date.available | 2022-09-23T15:16:08Z | |
dc.date.issued | 2022-07-04 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203068173 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7720 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Carolina Martins- Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar_após correções formais.pdf
- Size:
- 3.82 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: