Repository logo
 
Publication

Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorMartins, Carolina Soares
dc.date.accessioned2022-09-23T15:16:08Z
dc.date.available2022-09-23T15:16:08Z
dc.date.issued2022-07-04
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche, a segunda ao contexto de Jardim de Infância numa instituição Privada e a terceira parte referente ao Contexto de Jardim de Infância da Rede Pública. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contextos de Creche, mais especificamente o papel do educador e a rotina. Numa segunda parte apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância privado, como a relevância do ciclo interativo e a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Nesta segunda parte, é apresentado o ensaio investigativo sobre o Brincar e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças que visou: i) Conhecer as brincadeiras escolhidas pelas crianças; ii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras na sala; iii) Identificar as aprendizagens das crianças no decorrer das brincadeiras no exterior; iv) Conhecer as conceções das crianças, do educador e dos pais acerca do brincar enquanto estratégia de aprendizagem; v) Refletir sobre a importância do brincar enquanto estratégia de aprendizagem. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de sete crianças, uma educadora e 19 pais. Os dados foram recolhidos através de observação direta com recurso a gravações audiovisuais, questionários e entrevistas. Os resultados revelaram que as conceções dos pais, da educadora e das crianças indicam que a aprendizagem e o desenvolvimento estão intimamente interligados com o brincar. Na terceira parte, reflete-se sobre a metodologia de trabalho por projeto, o envolvimento das famílias e a diferenciação pedagógica. Por último, apresentam-se a conclusão final, referências bibliográficas e os apêndices.pt_PT
dc.identifier.tid203068173pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7720
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleTrilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Carolina Martins- Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do Brincar_após correções formais.pdf
Size:
3.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: