Publication
O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo
dc.contributor.author | Canastra, Fernando Augusto Coelho | |
dc.date.accessioned | 2010-12-03T16:34:30Z | |
dc.date.available | 2010-12-03T16:34:30Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como propósito apresentar uma experiência de investigação empírica , a partir da exploração do enfoque Biográfico-Narrativo (Bolívar, et alii, 2001). Com este tipo de metodologia procura-se realçar o papel da produção científica, tendo como olhar privilegiado a experiência singular dos actores (sociais ou profissionais). O foco de interesse, deste novo tipo de abordagem investigativa, centra-se na co-construção de significados, recorrendo às narrativas experienciais dos próprios actores (sociais e/ou profissionais). Nesta perspectiva, o papel do investigador visa dar voz aos “práticos” mediante a convocação de uma “postura dialógica”, favorável à co-construção do sentido produzido em torno de uma experiência singular. O estudo, que foi objecto desta experiência de investigação, teve como principal intuito realçar o modo subjectivo como um grupo de futuros profissionais de Educação Social foi dando sentido ao processo de (re)configuração do seu perfil formativo-profissional, a partir da (re)significação da sua experiência singular, tendo como estratégia privilegiada a dinâmica de “retroacção reflexiva” em torno, quer das suas “temporalidades subjectivas”, quer das suas “transacções simbólicas” (Autès, 1999; Dubet, 2002; Josso, 2002; Pineau, 2000). Este artigo está organizado em três secções. Numa primeira secção, aborda-se a perspectiva a partir da qual construímos no nosso quadro teórico. Numa segunda secção, destacam-se alguns dos elementos que caracterizam o tipo de metodologia adoptada nesta experiência de investigação. Finalmente, numa terceira secção, evidenciam-se alguns dos resultados mais significativos deste estudo. | por |
dc.identifier.citation | CANASTRA, Fernando - O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo. Revista Ibero-americana de Educación. N.º 49/8 (Jul. 2009). | por |
dc.identifier.issn | 1681-5653 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/347 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Enfoque biográfico-narrativo | por |
dc.subject | Educação social | por |
dc.subject | Perfil formativo-profissional | por |
dc.subject | Autoformação experiencial | por |
dc.subject | Sujeito-ético | por |
dc.title | O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |