Repository logo
 
Publication

O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo

dc.contributor.authorCanastra, Fernando Augusto Coelho
dc.date.accessioned2010-12-03T16:34:30Z
dc.date.available2010-12-03T16:34:30Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO presente artigo tem como propósito apresentar uma experiência de investigação empírica , a partir da exploração do enfoque Biográfico-Narrativo (Bolívar, et alii, 2001). Com este tipo de metodologia procura-se realçar o papel da produção científica, tendo como olhar privilegiado a experiência singular dos actores (sociais ou profissionais). O foco de interesse, deste novo tipo de abordagem investigativa, centra-se na co-construção de significados, recorrendo às narrativas experienciais dos próprios actores (sociais e/ou profissionais). Nesta perspectiva, o papel do investigador visa dar voz aos “práticos” mediante a convocação de uma “postura dialógica”, favorável à co-construção do sentido produzido em torno de uma experiência singular. O estudo, que foi objecto desta experiência de investigação, teve como principal intuito realçar o modo subjectivo como um grupo de futuros profissionais de Educação Social foi dando sentido ao processo de (re)configuração do seu perfil formativo-profissional, a partir da (re)significação da sua experiência singular, tendo como estratégia privilegiada a dinâmica de “retroacção reflexiva” em torno, quer das suas “temporalidades subjectivas”, quer das suas “transacções simbólicas” (Autès, 1999; Dubet, 2002; Josso, 2002; Pineau, 2000). Este artigo está organizado em três secções. Numa primeira secção, aborda-se a perspectiva a partir da qual construímos no nosso quadro teórico. Numa segunda secção, destacam-se alguns dos elementos que caracterizam o tipo de metodologia adoptada nesta experiência de investigação. Finalmente, numa terceira secção, evidenciam-se alguns dos resultados mais significativos deste estudo.por
dc.identifier.citationCANASTRA, Fernando - O perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativo. Revista Ibero-americana de Educación. N.º 49/8 (Jul. 2009).por
dc.identifier.issn1681-5653
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/347
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnfoque biográfico-narrativopor
dc.subjectEducação socialpor
dc.subjectPerfil formativo-profissionalpor
dc.subjectAutoformação experiencialpor
dc.subjectSujeito-éticopor
dc.titleO perfil formativo-profissional do(a) educador(a) social : uma experiência de investigação a partir do enfoque biográfico-narrativopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2614Canastra.pdf
Size:
78.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: