Publication
Definição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não Tripulado
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Santos, Sérgio Pereira dos | |
dc.contributor.advisor | Gouveia, Olivier Rodrigues | |
dc.contributor.author | Andrade, António Rego | |
dc.date.accessioned | 2025-02-12T17:16:38Z | |
dc.date.embargo | 2027-12-13 | |
dc.date.issued | 2024-12-13 | |
dc.description.abstract | Este trabalho focou-se no desenvolvimento de um veículo terrestre não tripulado (UGV – Unmanned Ground Vehicle) capaz de operar em ambientes industriais e agrícolas. O conceito inovador do chassis extensível, tanto em comprimento quanto em largura, foi desenvolvido para melhorar a manobrabilidade e a capacidade de transporte de carga em diferentes cenários operacionais, considerando superfícies e condições diversificadas. Para alcançar os objetivos, foi realizada a modelação de todos os componentes e sistemas no software SolidWorks, permitindo uma integração eficiente entre a direção, suspensão, travagem e propulsão. Adicionalmente, análises estruturais foram feitas no software ANSYS Student, avaliando as tensões e a deformada da estrutura de suporte da roda e do chassis extensível. Complementarmente, um código em Python foi implementado para simular as trajetórias circulares, investigando a influência da distância entre eixos e da largura entre rodas no desempenho do UGV. Os resultados obtidos demonstraram eficácia do design proposto, com o veículo operando de forma eficiente em superfícies com maior aderência, como o asfalto seco, mas apresentando limitações em pisos com baixa aderência, como terra molhada. Este estudo não só validou o conceito do UGV como também identificou áreas de melhoria, especialmente na modelação de componentes específicos. O trabalho estabelece uma base sólida para o desenvolvimento futuro, incluindo a integração de sistemas de automação e sensores para otimizar a navegação e performance do veículo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203893328 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/10478 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.relation | Research Center in Informatics and Communications | |
dc.subject | UGV | pt_PT |
dc.subject | Chassis extensível | pt_PT |
dc.subject | Inovador | pt_PT |
dc.subject | Manobrabilidade | pt_PT |
dc.subject | Software | pt_PT |
dc.subject | Eficácia | pt_PT |
dc.subject | Automação | pt_PT |
dc.title | Definição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não Tripulado | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardTitle | Research Center in Informatics and Communications | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04524%2F2020/PT | |
oaire.fundingStream | 6817 - DCRRNI ID | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 67435020-fe0d-4b46-be85-59ee3c6138c7 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 67435020-fe0d-4b46-be85-59ee3c6138c7 | |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Automóvel | pt_PT |
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