Repository logo
 
Publication

Definição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não Tripulado

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Sérgio Pereira dos
dc.contributor.advisorGouveia, Olivier Rodrigues
dc.contributor.authorAndrade, António Rego
dc.date.accessioned2025-02-12T17:16:38Z
dc.date.embargo2027-12-13
dc.date.issued2024-12-13
dc.description.abstractEste trabalho focou-se no desenvolvimento de um veículo terrestre não tripulado (UGV – Unmanned Ground Vehicle) capaz de operar em ambientes industriais e agrícolas. O conceito inovador do chassis extensível, tanto em comprimento quanto em largura, foi desenvolvido para melhorar a manobrabilidade e a capacidade de transporte de carga em diferentes cenários operacionais, considerando superfícies e condições diversificadas. Para alcançar os objetivos, foi realizada a modelação de todos os componentes e sistemas no software SolidWorks, permitindo uma integração eficiente entre a direção, suspensão, travagem e propulsão. Adicionalmente, análises estruturais foram feitas no software ANSYS Student, avaliando as tensões e a deformada da estrutura de suporte da roda e do chassis extensível. Complementarmente, um código em Python foi implementado para simular as trajetórias circulares, investigando a influência da distância entre eixos e da largura entre rodas no desempenho do UGV. Os resultados obtidos demonstraram eficácia do design proposto, com o veículo operando de forma eficiente em superfícies com maior aderência, como o asfalto seco, mas apresentando limitações em pisos com baixa aderência, como terra molhada. Este estudo não só validou o conceito do UGV como também identificou áreas de melhoria, especialmente na modelação de componentes específicos. O trabalho estabelece uma base sólida para o desenvolvimento futuro, incluindo a integração de sistemas de automação e sensores para otimizar a navegação e performance do veículo.pt_PT
dc.identifier.tid203893328pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10478
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationResearch Center in Informatics and Communications
dc.subjectUGVpt_PT
dc.subjectChassis extensívelpt_PT
dc.subjectInovadorpt_PT
dc.subjectManobrabilidadept_PT
dc.subjectSoftwarept_PT
dc.subjectEficáciapt_PT
dc.subjectAutomaçãopt_PT
dc.titleDefinição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não Tripuladopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleResearch Center in Informatics and Communications
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04524%2F2020/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication67435020-fe0d-4b46-be85-59ee3c6138c7
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery67435020-fe0d-4b46-be85-59ee3c6138c7
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Automóvelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese - Definição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não tripulado vfinal_cf.pdf
Size:
7.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: