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Definição de Modelo Dinâmico e Análise de Performance de um Veículo Terrestre não Tripulado

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Este trabalho focou-se no desenvolvimento de um veículo terrestre não tripulado (UGV – Unmanned Ground Vehicle) capaz de operar em ambientes industriais e agrícolas. O conceito inovador do chassis extensível, tanto em comprimento quanto em largura, foi desenvolvido para melhorar a manobrabilidade e a capacidade de transporte de carga em diferentes cenários operacionais, considerando superfícies e condições diversificadas. Para alcançar os objetivos, foi realizada a modelação de todos os componentes e sistemas no software SolidWorks, permitindo uma integração eficiente entre a direção, suspensão, travagem e propulsão. Adicionalmente, análises estruturais foram feitas no software ANSYS Student, avaliando as tensões e a deformada da estrutura de suporte da roda e do chassis extensível. Complementarmente, um código em Python foi implementado para simular as trajetórias circulares, investigando a influência da distância entre eixos e da largura entre rodas no desempenho do UGV. Os resultados obtidos demonstraram eficácia do design proposto, com o veículo operando de forma eficiente em superfícies com maior aderência, como o asfalto seco, mas apresentando limitações em pisos com baixa aderência, como terra molhada. Este estudo não só validou o conceito do UGV como também identificou áreas de melhoria, especialmente na modelação de componentes específicos. O trabalho estabelece uma base sólida para o desenvolvimento futuro, incluindo a integração de sistemas de automação e sensores para otimizar a navegação e performance do veículo.

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UGV Chassis extensível Inovador Manobrabilidade Software Eficácia Automação

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