Repository logo
 
Publication

Olhares sobre a educação de infância a partir da observação de práticas pedagógicas em matemática

dc.contributor.authorLima, Louise
dc.contributor.authorMadureira, Cristiana
dc.date.accessioned2023-12-27T12:55:31Z
dc.date.available2023-12-27T12:55:31Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.updated2023-12-14T21:40:08Z
dc.description.abstractEste artigo foi construído com o objetivo de compreender os olhares de estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre as práticas de matemática em contexto Pré-Escolar, a partir de uma experiência da Unidade Curricular de Didática da Matemática em articulação com prática de ensino supervisionada. Deste modo, centramos o nosso estudo numa abordagem qualitativa, enquadrando-o no paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso à análise documental dos trabalhos realizados pelas estudantes a partir da observação direta de práticas pedagógicas em contexto de educação Pré-Escolar. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam que a atividade proposta promoveu processos reflexivos por meio da observação em contexto profissional; levando as estudantes ao reconhecimento da importância da criatividade na construção de recursos didáticos e da realização de tarefas em contexto de exploração, bem como da adaptação das estratégias pedagógicas às necessidades e ritmos das crianças. Ademais, identificam a interação entre as crianças como aspeto fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, em que o/a educador/a é um promotor de desafios intelectuais.pt_PT
dc.description.abstractThis article was constructed to understand the views of students of the Master’s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education on mathematics practices in a Pre-School context, based on an experience of the Curricular Unit of Didactics of Mathematics in conjunction with supervised teaching practice. Thus, we focus our study on a qualitative approach, framing it in the phenomenological-interpretative paradigm, using documental analysis of the work carried out by the students from the direct observation of pedagogical practices in the context of preschool education. The data were submitted to the technique of content analysis. The results indicate that the proposed activity promoted reflective processes through observation in a professional context; leading students to recognize the importance of creativity in the construction of teaching resources and carrying out tasks in an exploration context, as well as adapting pedagogical strategies to the needs and rhythms of children. Furthermore, they identify the interaction between children as a fundamental aspect of the development of meaningful learning, in which the educator is a promoter of intellectual challenges.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.25767/se.v32i1.32691pt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3433728
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9131
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revista.esepf.pt/article/view/32691pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionada;pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectMathematics Teachingpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectPedagogical practicespt_PT
dc.subjectEarly childhood educationpt_PT
dc.titleOlhares sobre a educação de infância a partir da observação de práticas pedagógicas em matemáticapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.issueN.º 1pt_PT
oaire.citation.titleSaber e Educar vol. 32, n.º 1pt_PT
oaire.citation.volumeVol. 32pt_PT
person.familyNameMadureira
person.givenNameCristiana de Sousa Pizarro Bravo
person.identifier.ciencia-idAB15-05C5-5A18
person.identifier.orcid0000-0002-2167-849X
rcaap.cv.cienciaidAB15-05C5-5A18 | CRISTIANA DE SOUSA PIZARRO BRAVO MADUREIRA
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c3f51e7-713f-4428-8c18-aac6837f7bbf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Olhares_sobre_a_educacI_aI_o_de_infaI_ncia_a_partir_ds_observacI_aI_o_de_praI_ticas_pedagoI_gicas_em_matemaI_tica.pdf
Size:
166.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.33 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: