Repository logo
 
Publication

O ensino de condução automóvel a pessoas surdas em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.authorLuís, Zita Hermínia de Jesus
dc.date.accessioned2017-06-21T10:29:21Z
dc.date.available2017-06-21T10:29:21Z
dc.date.issued2017-06-07
dc.description.abstractEm Portugal, tal como nos restantes países da União Europeia, é conferida habilitação legal para obtenção de carta de condução às pessoas surdas. No entanto, o facto de estas poderem conduzir constitui ainda uma questão controversa essencialmente pela suposta relação direta entre falta de audição e insegurança rodoviária. Apesar de ser atribuída aos fatores sensoriais, incluindo a audição, uma evidente importância para a condução, esta tarefa assume-se como predominantemente visual. O presente estudo centra o seu tema na formação dos condutores surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, que visa compreender como se processa o ensino da condução a esta população, considerando as condições apresentadas pelas escolas de condução, bem como as dificuldades encontradas e as estratégias de comunicação aplicadas. Para esse efeito utilizaram-se entrevistas semiestruturadas a instrutores de todos os distritos de Portugal continental com experiência no ensino a alunos surdos. Através da análise destas entrevistas, podemos concluir que não existem, nas escolas de condução em que os participantes exercem funções, materiais de formação especificamente adaptados às pessoas surdas. Conclui-se, também, que as principais dificuldades reveladas pela maioria dos instrutores se prendem com a pouca experiência relativa ao ensino de pessoas surdas e com a falta de formação específica nesta área, nomeadamente ao nível da Língua Gestual Portuguesa. Considera-se ainda que os entrevistados, apesar de nunca terem tido formação específica para trabalhar com pessoas surdas, adotam algumas estratégias sugeridas pelos especialistas da área como a utilização de materiais com recursos visuais, falar de frente para o aluno nas aulas de código ou a demonstração nas aulas práticas, o que tem conduzido ao sucesso destes alunos.pt_PT
dc.identifier.tid201707128pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2613
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCondução automóvelpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectSurdospt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.titleO ensino de condução automóvel a pessoas surdas em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Acessívelpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_Zita Luís.pdf
Size:
1.8 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: