Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Integra-TE: Projeto de Intervenção numa comunidade imigrante

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Mestrado_Daniela Caldeira_c_f.pdf18.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: O presente trabalho relata o percurso desenvolvido durante o estágio, destacando a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Além disto, descreve a implementação do Projeto de Intervenção Comunitária “Integra-TE”, enquadrado na competência específica do Planeamento em Saúde. Objetivos: Demonstrar as competências desenvolvidas no âmbito da enfermagem especializada, nomeadamente as competências comuns do enfermeiro especialista e as específicas na área de saúde comunitária e saúde pública. Metodologia: O projeto “Integra-TE” seguiu a metodologia de planeamento em saúde de Imperatori & Giraldes, tendo como ponto de partida a realização de um diagnóstico de situação de saúde. O referencial teórico adotado incluiu o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, e o Modelo de Madeleine Leininger. O objetivo geral do projeto é, aumentar adesão à vacinação dos imigrantes a residir na USF Figueira Sul, no polo marinha das Ondas. Em termos de instrumento de recolha de dados foi elaborado e aplicado um questionário. As estratégias de intervenção utilizadas foram: intervenções educativas (esclarecimento de dúvidas sobre vacinação e reforço da importância da vacinação.); Uso de soundbites; Parcerias com stakeholders; Regularização do PNV. Resultados: A amostra foi constituída por 22 imigrantes inscritos na Unidade de Saúde Familiar Figueira Sul, no polo marinha das Ondas, que cumpriam os critérios de inclusão. Discussão: Através deste tipo de investigação/acção concluímos que a maioria dos imigrantes eram do sexo masculino (91%), com uma média de idades de 35,73 e 68 refere que não falavam nem escrevem português. Relativamente aos países de origem 73% eram oriundos do Nepal e 27% do Bangladesh e no que diz respeito as habilitações literárias 55% refere possuir o ensino secundário,36% o 3ºciclo, 5%Licenciatura/Mestrado/Doutoramento e 4% 2.º Ciclo. No inicio da nossa intervenção tínhamos 77.3 % inscritos e 22,7%, não estavam inscritos. Após a intervenção, a totalidade dos não inscritos (100%) formalizou a sua inscrição no Centro de Saúde. Cerca de 73% de imigrantes não cumpre o PNV, mas com a intervenção regularizaram as vacinas. Conclusão: O projeto “Integra-TE” permitiu desenvolver competências em Enfermagem Comunitária e promover a inclusão dos imigrantes no sistema de saúde, com impacto positivo na adesão à vacinação e no acesso aos cuidados de saúde.
Introduction: This paper reports on the progress made during the internship, highlighting the acquisition of common and specific skills by nurses specializing in community nursing in the area of community health and public health. In addition, it describes the implementation of the “Integra-TE” Community Intervention Project, which falls within the specific competence of health planning. Objectives: To demonstrate the skills developed in the field of specialized nursing, namely the common skills of the specialist nurse and those specific to community health and public health. Methodology: The “Integra-TE” project followed Imperatori & Giraldes’ health planning methodology, starting with a diagnosis of the health situation. The theoretical framework adopted included Nola Pender's Health Promotion Model and Madeleine Leininger's Model. The overall objective of the project is to increase vaccination uptake among immigrants residing in the Figueira Sul Family Health Unit, in the Ondas marine hub. In terms of data collection tools, a questionnaire was developed and administered. The intervention strategies used were: educational interventions (clarifying doubts about vaccination and reinforcing the importance of vaccination); use of soundbites; partnerships with stakeholders; regularization of the PNV. Results: The sample consisted of 22 immigrants registered at the Figueira Sul Family Health Unit, in the Ondas marine center, who met the inclusion criteria. Discussion: Through this type of research/action, we concluded that the majority of immigrants were male (91%), with an average age of 35.73, and 68% reported that they did not speak or write Portuguese. In terms of countries of origin, 73% were from Nepal and 27% from Bangladesh. In terms of educational qualifications, 55% reported having secondary education, 36% had completed the third cycle, 5% had a bachelor's/master's/doctorate degree, and 4% had completed the second cycle. At the beginning of our intervention, 77.3% were registered and 22.7% were not registered. After the intervention, all of those who were not registered (100%) formalized their registration at the Health Center. About 73% of immigrants do not comply with the PNV, but with the intervention, they regularized their vaccinations. Conclusion: The “Integra-TE” project enabled the development of skills in Community Nursing and promoted the inclusion of immigrants in the healthcare system, with a positive impact on vaccination adherence and access to healthcare.

Description

Keywords

Enfermagem comunitária Imigrantes Adesão à vacinação Promoção da saúde Intervenções educativas

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue