Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-07-17"
A mostrar 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de ordenação
- Tradução queer ou o uso de linguagem não-binária na legendagem e dublagem da série HeartstopperPublication . Pinheiro Ferreira, Thayna; Pimentel, JanineAo desestabilizar binarismos e dar visibilidade a identidades dissidentes, a tradução queer (Lewis, 2010; Baer e Kaindl, 2017; Baer, 2021; Larkosh, 2022) questiona normas linguísticas, sociais e tradutórias. Uma forma de identificar se existe uma ruptura efetiva com as referidas normas é através da análise da linguagem usada na tradução. Por exemplo, se a linguagem não-binária presente em um texto audiovisual for traduzida única e exclusivamente por meio de linguagem pertencente à norma padrão do português brasileiro, em princípio, tal tradução não poderá ser considerada queer. Neste sentido, o presente trabalho busca entender se a tradução para dublagem e legendagem da série Heartstopper da Netflix pode (ou não) ser considerada uma tradução queer. Partimos do pressuposto que, se as traduções recorrerem a uma linguagem não-binária ou a uma linguagem inclusiva, então estão desestabilizando a matriz cisheteronormativa e serão traduções queer. Com base em um pequeno corpus de cinco cenas da série, observamos as oportunidades de resistência à norma padrão com as quais as pessoas tradutoras da Netflix se depararam e concluímos que na sua esmagadora maioria existe um esforço para manter as referências às identidades queer através do recurso à linguagem não-binária e sobretudo à linguagem inclusiva. As nossas descobertas mostram ainda que, por um lado, há espaço para um uso mais frequente de estratégias de tradução queer. Por outro lado, corroboram a ideia de Martinez (2024) segundo a qual as orientações dos serviços de streaming, como a Netflix, representam atualmente as normas progressistas da tradução audiovisual.
- Eficácia da Pós-Avaliação no procedimento de AIA - Descritor Recursos HídricosPublication . Neves, Ana Catarina Pereira das; Mourato, Sandra de Jesus MartinsA pós-avaliação tem um papel extremamente importante no contexto da Avaliação de Impacte Ambiental, sendo esta fase decisiva para garantir o cumprimento das condições impostas da Declaração de Impacte Ambiental (DIA)/Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE). É nesta fase que se assegura o cumprimento das medidas de minimização, de forma a minimizar os impactes identificados durante a AIA. Analisados os 31 relatórios de monitorização sobre o fator recursos hídricos, na Região Hidrográfica do Vouga, Mondego e Lis, verificou-se que, muitos deles não apresentaram qualquer resposta e que, muitas das respostas apresentadas carecem de fundamentação, a falta de informação dificultou o alcance de resultados concretos. Foi possível verificar também que, as metodologias utilizadas na Pós-avaliação, entre os países do Norte e os países do Sul são distintas, o que leva a crer que, a cultura de um país também pode influenciar na eficácia de resultados. Assim, após 25 anos desde que a Pós-avaliação foi instituída, como procedimento obrigatório, ainda continua muito por fazer. Apesar de existir legislação a cumprir ainda existem muitas lacunas que devem ser melhoradas, como a formação e recrutamento de recursos humanos especializados, acompanhamento ativo nas diferentes fases do projeto, a participação pública, e, como acontece atualmente, inserir a inteligência artificial na análise de tratamento dos dados inseridos nos relatórios de monitorização.
- O Impacto do Business Intelligence no Desempenho OrganizacionalPublication . Rego, Carolina Martinho; Braz, Paulo Fernando da Costa; Marques, Ricardo Bruno AntunesNum ambiente empresarial marcado pela exigência, incerteza e volatilidade, torna-se imperativo que as organizações procurem responder às expetativas do mercado, recorrendo, inevitavelmente, a mecanismos de suporte à tomada de decisão. Neste contexto, o Business Intelligence (BI) surge como instrumento predominante para apoiar os gestores na análise de dados e no processo de tomada de decisão, contribuindo para a competitividade e, consequentemente, para a melhoria do desempenho das organizações. Deste modo, a presente dissertação tem como intuito analisar o impacto do BI no Desempenho Organizacional (DO), com enfoque nos indicadores de desempenho financeiro e não financeiro. Em bom rigor, o enquadramento teórico, bem como recolha e análise dos dados, visa contribuir para o aprofundamento desta área de estudo, revelando os indicadores com maior influência na performance das empresas. Para tal, foi conduzida uma investigação de caráter quantitativo, recorrendo a duas fontes principais de dados: um questionário, aplicado para avaliação dos indicadores não financeiros e a plataforma SABI, da qual se extraiu a informação financeira em diferentes períodos temporais (antes, durante e após a implementação de BI). Em termos práticos, a análise estatística foi realizada com recurso ao software SPSS. No âmbito do tratamento dos dados provenientes do questionário aplicou-se os seguintes testes: teste confiabilidade (Alfa de Cronbach), regressão ordinal, teste de independência do Qui-Quadrado e teste exato de Fisher. Por outro lado, aquando da análise dos dados financeiros, utilizou-se testes de normalidade (Shapiro-Wilk) e testes comparativos (Wilcoxon) de modo a avaliar diferenças significativas entre os períodos temporais considerados. Em suma, os resultados obtidos evidenciam uma melhoria estatisticamente significativa no DO após a adoção de soluções de BI. Na ótica financeira, verificou-se que, de facto, existe uma evolução positiva nos indicadores financeiros (VAB, ROI, RLV e ROA) após a implementação dos sistemas de BI, em comparação com o período anterior. Por outro lado, na vertente não financeira, conclui-se que a adoção de sistemas de BI influenciou positivamente todas as variáveis não financeiras (excluindo o lançamento de novos produtos), contribuindo globalmente para um melhor DO.
- Integra-TE: Projeto de Intervenção numa comunidade imigrantePublication . Caldeira, Daniela Filipa Cação; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeIntrodução: O presente trabalho relata o percurso desenvolvido durante o estágio, destacando a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública. Além disto, descreve a implementação do Projeto de Intervenção Comunitária “Integra-TE”, enquadrado na competência específica do Planeamento em Saúde. Objetivos: Demonstrar as competências desenvolvidas no âmbito da enfermagem especializada, nomeadamente as competências comuns do enfermeiro especialista e as específicas na área de saúde comunitária e saúde pública. Metodologia: O projeto “Integra-TE” seguiu a metodologia de planeamento em saúde de Imperatori & Giraldes, tendo como ponto de partida a realização de um diagnóstico de situação de saúde. O referencial teórico adotado incluiu o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender, e o Modelo de Madeleine Leininger. O objetivo geral do projeto é, aumentar adesão à vacinação dos imigrantes a residir na USF Figueira Sul, no polo marinha das Ondas. Em termos de instrumento de recolha de dados foi elaborado e aplicado um questionário. As estratégias de intervenção utilizadas foram: intervenções educativas (esclarecimento de dúvidas sobre vacinação e reforço da importância da vacinação.); Uso de soundbites; Parcerias com stakeholders; Regularização do PNV. Resultados: A amostra foi constituída por 22 imigrantes inscritos na Unidade de Saúde Familiar Figueira Sul, no polo marinha das Ondas, que cumpriam os critérios de inclusão. Discussão: Através deste tipo de investigação/acção concluímos que a maioria dos imigrantes eram do sexo masculino (91%), com uma média de idades de 35,73 e 68 refere que não falavam nem escrevem português. Relativamente aos países de origem 73% eram oriundos do Nepal e 27% do Bangladesh e no que diz respeito as habilitações literárias 55% refere possuir o ensino secundário,36% o 3ºciclo, 5%Licenciatura/Mestrado/Doutoramento e 4% 2.º Ciclo. No inicio da nossa intervenção tínhamos 77.3 % inscritos e 22,7%, não estavam inscritos. Após a intervenção, a totalidade dos não inscritos (100%) formalizou a sua inscrição no Centro de Saúde. Cerca de 73% de imigrantes não cumpre o PNV, mas com a intervenção regularizaram as vacinas. Conclusão: O projeto “Integra-TE” permitiu desenvolver competências em Enfermagem Comunitária e promover a inclusão dos imigrantes no sistema de saúde, com impacto positivo na adesão à vacinação e no acesso aos cuidados de saúde.
- Projeto Integra-TE - Promoção do Acesso aos Cuidados de Saúde de uma Comunidade ImigrantePublication . Luís, Tânia Manuela Marques; Menino, Eva Patrícia da Silva GuilhermeO presente relatório descreve o percurso desenvolvido durante o estágio de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. O relatório tem como objetivo desenvolver uma análise reflexiva sobre a aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Comunitária, na área de Saúde Comunitária e Saúde Pública e descrever o projeto de intervenção comunitária Integra-TE, com base na metodologia de Planeamento em Saúde, tendo como referenciais teóricos o Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender e a Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, evidenciando a importância da prática especializada baseada na evidência. O fluxo migratório e a movimentação constante das pessoas são crescentes, o que exige adaptações nos sistemas de saúde para garantir acessibilidade e equidade nos serviços de saúde. Os imigrantes enfrentam barreiras que dificultam o acesso à saúde, o que pode levar ao aumento de doenças preveníveis, disseminação de doenças infeciosas e sobrecarrega dos serviços de emergência. Investir em políticas de saúde inclusivas melhora a qualidade de vida dos imigrantes e fortalece o sistema de saúde como um todo. Neste sentido, o projeto Integra-TE visa promover o acesso aos cuidados de saúde dos imigrantes a residir na Marinha das Ondas. A amostra foi constituída por 22 imigrantes que cumpriam os critérios de inclusão. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados um questionário inicial e um questionário final para avaliar a aquisição de conhecimentos. As estratégias de intervenção utilizadas foram a promoção da saúde, através de intervenções educativas, soundbites e marketing social, e o estabelecimento de parcerias com os stakeholders. Após análise descritiva dos dados, apurou-se que os imigrantes tinham um conhecimento reduzido sobre o acesso aos cuidados de saúde, onde foi identificada como a principal barreira no acesso aos cuidados de saúde a língua. Adicionalmente, foram observados esquemas de vacinação incompletos ou ausentes. Com a implementação do projeto, verificou-se a promoção do acesso aos cuidados de saúde, aumento dos conhecimentos sobre o acesso aos cuidados de saúde, diminuíram as barreiras no acesso aos serviços de saúde e foi promovido o acesso à vacinação para a população imigrante. O projeto Integra-TE permitiu o desenvolvimento das competências em enfermagem comunitária e contribuiu para uma melhoria contínua, promoção da saúde, prevenção de doenças e naturalmente obter ganhos em saúde.
- PREPAREDNESS FOR CAREGIVING ROLE AND TELEHEALTH USE TO PROVIDE INFORMAL PALLIATIVE HOME CAREPublication . Caetano, Paula Cristina Santos; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusOs cuidados paliativos (CP) são cuidados ativos e integrados, prestados por equipas interdisciplinares, que se baseiam em princípios ético-morais e de planeamento antecipado de cuidados, pelo que não antecipam, nem prolongam o processo de morte. O presente relatório final resulta da experiência desenvolvida no âmbito do Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, e pretende evidenciar o desenvolvimento de competências enquanto mestre em CP, ao longo de três ensinos clínicos, designadamente: unidade de internamento em CP; equipa comunitária e equipa intra-hospitalar de suporte em CP. Na primeira parte do relatório é efetuada a caracterização dos contextos de aprendizagem. Na segunda parte, é efetuada a análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas, tendo sido a sua organização orientada pelos referenciais da European Association for Palliative Care (EAPC) e pelo ciclo de Gibbs. Por fim, é apresentado um estudo qualitativo com o objetivo de descrever como os cuidadores informais se sentem preparados para prestar CP no domicílio, caracterizar as suas experiências, bem como analisar o potencial da telesaúde na gestão do cuidado diário. Os achados obtidos apontam para a importância de uma abordagem sistematizada que integre a formação, o apoio emocional e a articulação eficaz dos recursos da comunidade. Com efeito, a abordagem em CP, requer para além da competência técnica, uma consciência ético-relacional, e práticas compassivas, ajustadas à singularidade de cada pessoa. Em suma, as aprendizagens adquiridas permitiram desenvolver competências pessoais, clínicas, psicossociais e ético-deontológicas inerentes aos CP especializados. Promoveram ainda uma maior sensibilidade para a valorização da morte e do processo de morrer como partes integrantes do desenvolvimento humano.
- SPIRITUAL CARE COMPETENCE IN PALLIATIVE CARE: A CONCEPT ANALYSISPublication . Coelho, Joana Rita Lucas; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO cuidado é um conceito multidimensional que inclui a espiritualidade como um elemento dinâmico e integrador da experiência humana. A integração da espiritualidade na prática clínica permite uma resposta mais abrangente às necessidades humanas, sendo, portanto, a competência em cuidado espiritual uma aptidão essencial a ser desenvolvida pelos profissionais que atuam em cuidados paliativos. No entanto, esta competência tem recebido pouca atenção, em grande parte devido à escassez de conhecimento e formação entre os profissionais. Este estudo teve como objetivos: a) definir os principais atributos do conceito de competência em cuidado espiritual nos cuidados paliativos; b) identificar os seus antecedentes e consequências; c) examinar os seus referentes empíricos; e, d) esclarecer os seus limites conceituais. Para o efeito, utilizou-se o método de análise de conceito proposto por Walker e Avant. Os atributos centrais foram organizados em três domínios principais: (1) recursos intrapessoais, os quais incluem a consciência espiritual, humildade, sensibilidade, confiança, sabedoria e intuição; (2) recursos interpessoais, tais como a presença, escuta ativa, compaixão e empatia; e (3) recursos transpessoais, os quais envolvem a capacidade de estabelecer conexões significativas, auxiliar na procura de sentido e explorar a esperança realista. Estes domínios podem ser desenvolvidos ao longo do tempo, embora envolvam maturidade e experiência profissional. Entre os antecedentes identificados estão o envolvimento ativo no cuidado, a formação específica em cuidado espiritual e o reconhecimento da dimensão espiritual do indivíduo. As consequências da competência envolvem benefícios para a pessoa, o profissional e para o ambiente de cuidados. Destaque para o alívio do sofrimento, redução do stresse e da ansiedade, melhoria do bem-estar espiritual e redução dos custos em saúde. Conclui-se através desta análise de conceito que, quando intencionalmente cultivada, a competência em cuidado espiritual contribui significativamente para a prática do cuidado humanizado e centrado na pessoa, promovendo ganhos para o doente/família e maior satisfação e realização profissionais.
