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Advisor(s)
Abstract(s)
Presentemente, existem no mercado de trabalho quatro gerações: os Baby Boomers, a
geração X, a geração Y e a geração Z. Ao longo dos anos, vários foram os estudos
realizados sobre as diversas gerações e como estas são diferentes umas das outras. As
gerações mais recentes, nomeadamente, a geração Y e Z, são as gerações que, num futuro
próximo, vão estar em maioria nas organizações e a ocupar os cargos de liderança.
Este estudo tem como objetivo fornecer evidências empíricas adicionais acerca do
impacto da identificação organizacional das gerações Y e Z no engagement e na intenção
de turnover. Para a realização deste estudo recorreu-se à aplicação de um questionário
que foi disponibilizado em várias plataformas online. Participaram neste estudo 296
sujeitos, com idades compreendidas entre os 17 e os 41 anos. Destes, 132 pertencem à
geração Y e 164 pertencem à geração Z. Os resultados revelaram que existe uma relação
positiva entre a identificação organizacional e o engagement, em ambas as gerações, uma
relação negativa entre a identificação organizacional e a intenção de turnover, apenas na
geração Y e, por último, uma relação negativa entre o engagement e a intenção de
turnover nas duas gerações em estudo.
Este estudo fornece importantes pistas para as empresas conseguirem aumentar o
engagement e diminuírem a intenção de turnover dos jovens das novas gerações, ao
fomentarem a identificação organizacional dos mesmos.
Description
Keywords
Geração Y Geração Z IT Engagement Identificação Organizacional