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Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada tem como
objetivo espelhar aquilo que foi o meu percurso no Mestrado em
Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2020/2021 e 2021/2022. O
relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte
centra-se nas reflexões realizadas ao longo das práticas pedagógicas,
estando dividida em três capítulos, respetivamente a valência de
Creche, de Jardim de Infância I – IPSS e de Jardim de Infância II – rede
pública. A segunda parte centra-se na investigação, realizada no
contexto de Jardim de Infância I, na qual a brincadeira e o contacto com
a natureza têm grande destaque.
A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas ao
longo da prática pedagógica, nos três contextos pelos quais tive
oportunidade de passar. Exponho algumas ideias que me surgiram
durante o contacto com a realidade de ser educadora de infância,
passando por aspetos como as rotinas, o papel do educador, o
envolvimento das famílias, os grupos heterogéneos, a avaliação, a
agência da criança, a diferenciação pedagógica, entre tantos outros.
Na segunda parte apresenta-se um estudo investigativo de natureza
qualitativa, na forma de estudo de caso, com quatro crianças do Pré-
Escolar, que pretendia analisar os benefícios da brincadeira ao ar livre.
Os resultados mostram que as crianças preferem brincadeiras que
envolvam movimento, dispensa de energia, comunicação com o outro,
materiais de fim aberto, pouco envolvimento do adulto e, ainda, muita
liberdade.
Description
Keywords
Brincar Educação Pré-escolar Jardim de Infância Liberdade