Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e está organizado e dividido em duas partes, sendo estas a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. A primeira parte, a Dimensão Reflexiva, apresenta o percurso que realizei ao longo das várias práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, sendo estes a Creche, o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda parte, a Dimensão Investigativa, apresenta um trabalho de investigação, realizado com cinco alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos, de uma turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Estudo realizado surgiu de um problema identificado na prática pedagógica, onde foi observada, nestes alunos, a existência de dificuldades na realização de ações/tarefas que pressupunham a utilização de capacidades ao nível da motricidade fina. De forma a proceder à estimulação e ao desenvolvimento destas competências nos alunos, foi implementada na turma uma sequência de propostas educativas, tendo como base a questão de partida “Em que medida as experiências com a linguagem plástica podem contribuir para a estimulação e desenvolvimento da motricidade fina em alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. A metodologia da investigação compreendeu a avaliação inicial de diagnóstico, a planificação e a implementação das atividades na área da Expressão Artística, nomeadamente, das Artes Visuais e, por fim, a avaliação. A avaliação das capacidades dos alunos, comparativamente à avaliação de diagnóstico, demonstrou uma melhoria das suas competências ao nível da motricidade fina.

Description

Keywords

Artes Visuais Motricidade fina Ensino básico do 1ºciclo Educação Pré-escolar Linguagem plástica

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue