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Notoriedade do destino Cabo Verde em Lisboa Cabo Verde: “Um país dez destinos”

datacite.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Nuno Miguel Castanheira
dc.contributor.advisorLopes, Maria Sofia Fernandes de Pinho
dc.contributor.authorFerreira, Édno Luís Coelho
dc.date.accessioned2020-01-10T16:59:54Z
dc.date.available2020-01-10T16:59:54Z
dc.date.issued2020-01-08
dc.description.abstractA evolução da indústria turística tem proporcionado o aparecimento de novos destinos turísticos que, deste modo, têm sido potenciadores desta atividade económica. Este setor está cada vez mais exigente sob o ponto de vista qualitativo e urge a melhoria das estratégias de promoção turística para que determinados destinos possam afirmar-se num contexto global. Neste sentido, é importante estudar o comportamento do consumidor no turismo e analisar o seu processo de decisão, existindo já modelos propostos por diversos autores, que incluem variáveis como a notoriedade da marca, consciência da marca, associações à marca, valor da marca – sendo todas estas variáveis relativas ao destino – e por fim o processo de decisão. Estas variáveis têm sido estudadas isoladamente, pelo que este trabalho prima pela junção inédita das mesmas para deste modo explicar o processo de decisão pelo destino Cabo Verde. Neste trabalho pretende-se investigar a notoriedade do destino Cabo Verde na mente dos lisboetas, de forma a poder explorar algumas problemáticas associadas ao marketing dos destinos turísticos, nomeadamente a notoriedade, a sua contextualização e importância, bem como os aspetos ligados ao brand equity da marca destino. Para tal, foi aplicado um questionário a uma amostra de lisboetas (n=212), em que foram medidas variáveis relacionadas com a notoriedade da marca destino e o processo de tomada de decisão relativamente ao destino Cabo Verde. Neste trabalho investigamos a relação entre estas variáveis e concluímos que a notoriedade do destino é média alta devido a avaliação positiva em todas as dimensões, para além de 70%. Portanto os valores relacionados com o processo de memorização e consciência são positivos. Quanto à notoriedade top-of-mind confirmamos a ilha do Sal como o primeiro destino ilha mais lembrado, e em relação à notoriedade espontânea, para além do Sal, encontramos duas ilhas (Santiago e Fogo) que foram as mais lembradas devido à diversificação das suas ofertas. Este estudo está a ser estruturado no sentido de ampliar a visão dos principais stakeholders para uma promoção conjunta e eficaz de Cabo Verde como um destino turístico.pt_PT
dc.identifier.tid202363384pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4380
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCabo Verdept_PT
dc.subjectconsciência da marcapt_PT
dc.subjectassociações à marcapt_PT
dc.subjectlealdade à marcapt_PT
dc.subjectvalor da marcapt_PT
dc.titleNotoriedade do destino Cabo Verde em Lisboa Cabo Verde: “Um país dez destinos”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Promoção Turísticapt_PT

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