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- Controlled trial of an mHealth intervention to promote healthy behaviours in adolescence (TeenPower): Effectiveness analysisPublication . Miguel Lopes de Sousa, Pedro; Martinho, Ricardo; Reis, Catarina I.; Dias, Sara Simões; Gaspar, Pedro; Dixe, Maria dos Anjos; Luís, Luís; Ferreira, ReginaAim To evaluate the effectiveness on lifestyle change of an mHealth intervention to promote healthy behaviours in adolescence (TeenPower) and to analyse the predictors of the mHealth intervention effectiveness. Design This study is designed as a non‐randomized controlled trial with a two‐arm structure. Methods Adolescents of 12–16‐year old were recruited from three school districts, with access to the Internet and smartphone/tablet devices. The intervention group was invited to engage in the mHealth intervention (TeenPower) for 6 months in addition to a school‐based intervention. The control group only followed the school‐based intervention. A repeated measures factorial ANOVA was used and the main effectiveness outcome was the lifestyle change measured by the adolescent lifestyle profile. Results The outcomes of the mHealth intervention (TeenPower) show a significant effect on nutrition (ƞ2p = 0.03, p = .03), positive life perspective (ƞ2p = 0.04, p = .01), and global lifestyle (ƞ2p = 0.02, p = .05), with a dropout rate of 62.1%. The analysis of the effectiveness predictors of the mHealth intervention suggested that older adolescents tended to show a significant increase in the rates of stress management (r = .40; p < .05). Conclusions Although the considerable dropout rate, the mHealth intervention presented significant impact on multiple lifestyle domains, providing support for the effectiveness of mHealth interventions for health promotion as an add‐on to standard interdisciplinary interventions. Impact Adolescents must have the necessary and appropriate knowledge for the correct and responsible decision‐making regarding their health and lifestyle. Innovative strategies (mHealth intervention) were used to promote healthy behaviours. This study evaluates the effectiveness of an mHealth intervention (TeenPower) specifically designed for adolescents. We found a significant impact in several lifestyle domains such as health responsibility, nutrition, positive life perspective, and global lifestyle.
- Notoriedade do destino Cabo Verde em Lisboa Cabo Verde: “Um país dez destinos”Publication . Ferreira, Édno Luís Coelho; Almeida, Nuno Miguel Castanheira; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoA evolução da indústria turística tem proporcionado o aparecimento de novos destinos turísticos que, deste modo, têm sido potenciadores desta atividade económica. Este setor está cada vez mais exigente sob o ponto de vista qualitativo e urge a melhoria das estratégias de promoção turística para que determinados destinos possam afirmar-se num contexto global. Neste sentido, é importante estudar o comportamento do consumidor no turismo e analisar o seu processo de decisão, existindo já modelos propostos por diversos autores, que incluem variáveis como a notoriedade da marca, consciência da marca, associações à marca, valor da marca – sendo todas estas variáveis relativas ao destino – e por fim o processo de decisão. Estas variáveis têm sido estudadas isoladamente, pelo que este trabalho prima pela junção inédita das mesmas para deste modo explicar o processo de decisão pelo destino Cabo Verde. Neste trabalho pretende-se investigar a notoriedade do destino Cabo Verde na mente dos lisboetas, de forma a poder explorar algumas problemáticas associadas ao marketing dos destinos turísticos, nomeadamente a notoriedade, a sua contextualização e importância, bem como os aspetos ligados ao brand equity da marca destino. Para tal, foi aplicado um questionário a uma amostra de lisboetas (n=212), em que foram medidas variáveis relacionadas com a notoriedade da marca destino e o processo de tomada de decisão relativamente ao destino Cabo Verde. Neste trabalho investigamos a relação entre estas variáveis e concluímos que a notoriedade do destino é média alta devido a avaliação positiva em todas as dimensões, para além de 70%. Portanto os valores relacionados com o processo de memorização e consciência são positivos. Quanto à notoriedade top-of-mind confirmamos a ilha do Sal como o primeiro destino ilha mais lembrado, e em relação à notoriedade espontânea, para além do Sal, encontramos duas ilhas (Santiago e Fogo) que foram as mais lembradas devido à diversificação das suas ofertas. Este estudo está a ser estruturado no sentido de ampliar a visão dos principais stakeholders para uma promoção conjunta e eficaz de Cabo Verde como um destino turístico.