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Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEB

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorBrito, Irina Andreia Ramalho
dc.date.accessioned2018-08-02T14:18:16Z
dc.date.available2018-08-02T14:18:16Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da realização do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se dividido em três partes: a Parte I referente à dimensão reflexiva, a Parte II referente à dimensão investigativa e a última parte referente às considerações finais. Na primeira parte encontra-se uma reflexão crítica e fundamentada referente aos três contextos que vivenciei neste Mestrado: Creche, Jardim-de-Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual pretendo evidenciar o percurso realizado relatando as experiências vividas em cada um desses contextos de Prática Pedagógica. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre as aprendizagens mais marcantes deste percurso e o que elas contribuíram para a educadora/professora que pretendo ser. Na segunda parte apresenta-se a investigação realizada no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com crianças entre os seis e os sete anos de idade, que incide na temática do cálculo mental. Este estudo teve como principal objetivo analisar quais as estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 1.º ano de escolaridade na resolução de desafios de cálculo de adição e perceber qual a dificuldade dos alunos em explicá-las. O presente estudo apresenta uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva com design de estudo de caso. Este estudo teve como participantes vinte e dois alunos de uma turma de 1.º ano do contexto de Prática Pedagógica I. Os alunos em estudo resolveram sete desafios de cálculo mental de adição, embora a análise do estudo apenas tenha sido realizada para dois desafios e para o discurso de três alunos. A análise dos dados recolhidos permitiu afirmar que estes alunos utilizavam diferentes estratégias de cálculo, que consistem na utilização de factos numéricos e em cálculos baseados nesses vi factos numéricos. Com este estudo, não foi possível identificar uma preferência por alguma das estratégias referidas, pois a recolha de dados foi limitada. Na terceira parte será apresentada uma reflexão crítica sobre todo o percurso vivenciado durante a Prática Pedagógica.pt_PT
dc.identifier.tid201960370pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3415
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectCálculo mentalpt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e 1.º CEBpt_PT
dc.title.alternativeestratégias de cálculo mental de alunos do primeiro ano do 1.º CEB.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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