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Integração da família no processo de cuidar - Atitudes dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Frade, João Manuel Graça | |
dc.contributor.author | Vicente, Cecília de Araújo Farinha Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2022-09-07T12:46:13Z | |
dc.date.available | 2022-09-07T12:46:13Z | |
dc.date.issued | 2022-07-25 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: Na ótica da continuidade de cuidados, a família surge não só como contexto de prestação de cuidados, mas também como fonte de suporte e recurso. Atendendo a que sua inclusão nos cuidados se reflete na eficácia das intervenções de enfermagem, o enfermeiro surge como principal figura na construção de uma relação de proximidade, segurança e confiança entre a família e o sistema de saúde, sendo ele próprio, quem assegura a manutenção dos serviços. Objetivos: Identificar e compreender a atitude dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem acerca da importância da inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem; identificar as relações entre as características sociodemográficas e profissionais, e a atitude perante a família. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com a participação de 7 Enfermeiros que exercem funções na Unidade de Saúde Familiar MARE (USF-M) e de 22 estudantes da licenciatura de enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (ESSLei). O instrumento de colheita de dados adotado, foi um questionário composto por 2 partes. A primeira parte diz respeito á caracterização sociodemográfica e profissional dos sujeitos do estudo. A segunda é referente à escala Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitude dos Enfermeiros (IFCE-AE), versão adaptada para a população portuguesa da escala Families Importance in Nursing Care – Nurses Attitudes (FINC- NA). Resultados: Da análise global das respostas obtidas nas diferentes dimensões da escala, verifica-se que a dimensão Família como um parceiro dialogante e recurso de coping apresentou resultados favoráveis á inclusão e integração da família no âmbito da prestação de cuidados ao utente. Foram encontradas possíveis relações entre a atitude dos enfermeiros e as variáveis sociodemográficas e profissionais género, idade e título profissional. Por homogeneidade das respostas não foi possível determinar a relação entre as atitudes e o tempo de exercício na unidade com a formação em enfermagem da família. Foi excluída a relação entre a experiência com familiares doentes e as atitudes. Conclusão: Os enfermeiros da USF-M e os estudantes da ESSLei apresentam uma atitude favorável relativamente à inclusão da família nos cuidados. As atitudes dos enfermeiros perante a família podem ser influenciadas por alguns fatores socio demográficos e profissionais. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203058038 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7621 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Atitudes | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.title | Integração da família no processo de cuidar - Atitudes dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Familiar | pt_PT |