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Integração da família no processo de cuidar - Atitudes dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorFrade, João Manuel Graça
dc.contributor.authorVicente, Cecília de Araújo Farinha Ferreira
dc.date.accessioned2022-09-07T12:46:13Z
dc.date.available2022-09-07T12:46:13Z
dc.date.issued2022-07-25
dc.description.abstractEnquadramento: Na ótica da continuidade de cuidados, a família surge não só como contexto de prestação de cuidados, mas também como fonte de suporte e recurso. Atendendo a que sua inclusão nos cuidados se reflete na eficácia das intervenções de enfermagem, o enfermeiro surge como principal figura na construção de uma relação de proximidade, segurança e confiança entre a família e o sistema de saúde, sendo ele próprio, quem assegura a manutenção dos serviços. Objetivos: Identificar e compreender a atitude dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagem acerca da importância da inclusão das famílias nos cuidados de enfermagem; identificar as relações entre as características sociodemográficas e profissionais, e a atitude perante a família. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal, com a participação de 7 Enfermeiros que exercem funções na Unidade de Saúde Familiar MARE (USF-M) e de 22 estudantes da licenciatura de enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria (ESSLei). O instrumento de colheita de dados adotado, foi um questionário composto por 2 partes. A primeira parte diz respeito á caracterização sociodemográfica e profissional dos sujeitos do estudo. A segunda é referente à escala Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitude dos Enfermeiros (IFCE-AE), versão adaptada para a população portuguesa da escala Families Importance in Nursing Care – Nurses Attitudes (FINC- NA). Resultados: Da análise global das respostas obtidas nas diferentes dimensões da escala, verifica-se que a dimensão Família como um parceiro dialogante e recurso de coping apresentou resultados favoráveis á inclusão e integração da família no âmbito da prestação de cuidados ao utente. Foram encontradas possíveis relações entre a atitude dos enfermeiros e as variáveis sociodemográficas e profissionais género, idade e título profissional. Por homogeneidade das respostas não foi possível determinar a relação entre as atitudes e o tempo de exercício na unidade com a formação em enfermagem da família. Foi excluída a relação entre a experiência com familiares doentes e as atitudes. Conclusão: Os enfermeiros da USF-M e os estudantes da ESSLei apresentam uma atitude favorável relativamente à inclusão da família nos cuidados. As atitudes dos enfermeiros perante a família podem ser influenciadas por alguns fatores socio demográficos e profissionais.pt_PT
dc.identifier.tid203058038pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7621
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectEnfermeiropt_PT
dc.subjectEnfermagempt_PT
dc.titleIntegração da família no processo de cuidar - Atitudes dos enfermeiros e dos estudantes de enfermagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Familiarpt_PT

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