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Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º ano
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Nunes, Susana Margarida da Costa | |
dc.contributor.advisor | Jorge, Noémia de Oliveira | |
dc.contributor.author | Marques, Carolina Isabel Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-01-20T16:46:51Z | |
dc.date.available | 2023-01-20T16:46:51Z | |
dc.date.issued | 2022-10-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo). | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203206053 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8045 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Competência narrativa | pt_PT |
dc.subject | Competência ortográfica | pt_PT |
dc.subject | Escrita | pt_PT |
dc.subject | Sequência de ensino | pt_PT |
dc.subject | Sequência didática | pt_PT |
dc.subject | Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF) | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) | pt_PT |
dc.title | Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º ano | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
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