Repository logo
 
Publication

Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º ano

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorNunes, Susana Margarida da Costa
dc.contributor.advisorJorge, Noémia de Oliveira
dc.contributor.authorMarques, Carolina Isabel Gomes
dc.date.accessioned2023-01-20T16:46:51Z
dc.date.available2023-01-20T16:46:51Z
dc.date.issued2022-10-27
dc.description.abstractO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo).pt_PT
dc.identifier.tid203206053pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8045
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompetência narrativapt_PT
dc.subjectCompetência ortográficapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectSequência de ensinopt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectDislexia Evolutiva Fonológica (DEF)pt_PT
dc.subjectDislexiapt_PT
dc.subjectDificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE)pt_PT
dc.titleDislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º anopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (Final) - Carolina Marques_após correções formais.pdf
Size:
2.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: