Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Os destinos turísticos têm vindo a apostar cada vez mais na construção de marcas destino com vista a tornarem-se mais competitivos no setor do turismo. A marca destino é um tema que tem vindo a merecer a atenção de académicos e profissionais da área, contudo, atualmente são ainda poucos os estudos que abordam esta temática.
O logótipo é uma das principais expressões da marca e é considerado um elemento chave na construção da imagem e identidade de um destino turístico. O número de estudos atualmente existentes que abordam os logótipos de turismo é bastante reduzido, o que se traduz na oportunidade da criação de estudos que revelem os benefícios associados aos logótipos enquanto elementos da marca destino.
A presente dissertação apresenta um estudo do impacto dos logótipos na atratividade dos destinos turísticos, nomeadamente na imagem percebida e intenção de visita suscitada através da observação dos logótipos por parte dos visitantes, originando a seguinte pergunta de partida : Na perspetiva dos visitantes, qual o impacto que o logótipo de um destino turístico tem na atratividade desse destino?
Para a realização deste estudo foram selecionados dez destinos portugueses, com base no relatório Portugal City Brand Ranking 2018 Municípios Portugueses e os logótipos de turismo correspondentes. Para cada destino foram analisadas cinco variáveis distintas, nomeadamente o conhecimento do destino, as características do logótipo, o sentimento transmitido pelo logótipo, a imagem percecionada do destino e a intenção de visita suscitadas através da observação do logótipo.
O instrumento utilizado para a recolha de dados foi o questionário e a amostra do estudo foi constituída por um total de 390 inquiridos. Os resultados demonstraram que existe uma relação forte entre todas as variáveis, à exceção da variável conhecimento.
Os resultados evidenciam que a avaliação das diversas componentes de um logótipo de um destino turístico influencia a atratividade desse mesmo destino, revelando a importância dos logótipos para potenciais visitantes.
Description
Keywords
marketing turístico destino turístico marca destino logótipo