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Estudo sobre a adaptação e otimização do motor utilizado no Formula Student para funcionar com combustível contendo etanol
datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Serrano, Luís Manuel Ventura | |
dc.contributor.author | Chalaça, Dúlio João Franco | |
dc.date.accessioned | 2017-06-07T10:39:53Z | |
dc.date.available | 2017-06-07T10:39:53Z | |
dc.date.issued | 2017-05-15 | |
dc.description.abstract | Apesar de nunca ter tomado uma grande posição de mercado, já se fala da utilização de etanol em motores de combustão interna desde os anos 70 [1]. Atualmente a sua utilização em pequenas quantidades na gasolina já é uma realidade, devido principalmente a questões ambientais e de conservação de recursos, sendo que, quando utilizado em maiores percentagens, o etanol possui características que podem ser aproveitadas para melhorar a performance de um motor, como o maior índice de octano, o maior calor latente de vaporização e a maior velocidade laminar de propagação de chama. Devido a tais características a utilização de etanol atrai já algumas competições a nível mundial como por exemplo o Formula Student, em que a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria pretende participar futuramente com este tipo de combustível. De tal forma o objetivo deste trabalho é continuar o estudo das alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina iniciado em 2014 pelo Eng. Nuno Mendes, passando numa primeira fase por desenvolver e validar um novo modelo computacional num novo software, e posteriormente avançar com um estudo sobre otimizações a serem aplicadas no caso Formula Student, recorrendo a ensaios em banco de rolos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201704218 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2593 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Engenharia automóvel | pt_PT |
dc.subject | Automóvel | pt_PT |
dc.subject | Formula Student | pt_PT |
dc.subject | Combustível | pt_PT |
dc.subject | Etanol | pt_PT |
dc.subject | Motor | pt_PT |
dc.subject | Otimização | pt_PT |
dc.title | Estudo sobre a adaptação e otimização do motor utilizado no Formula Student para funcionar com combustível contendo etanol | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Engenharia Automóvel | pt_PT |