Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.33 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Apesar de nunca ter tomado uma grande posição de mercado, já se fala da utilização de etanol em motores de combustão interna desde os anos 70 [1]. Atualmente a sua utilização em pequenas quantidades na gasolina já é uma realidade, devido principalmente a questões ambientais e de conservação de recursos, sendo que, quando utilizado em maiores percentagens, o etanol possui características que podem ser aproveitadas para melhorar a performance de um motor, como o maior índice de octano, o maior calor latente de vaporização e a maior velocidade laminar de propagação de chama.
Devido a tais características a utilização de etanol atrai já algumas competições a nível mundial como por exemplo o Formula Student, em que a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria pretende participar futuramente com este tipo de combustível.
De tal forma o objetivo deste trabalho é continuar o estudo das alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina iniciado em 2014 pelo Eng. Nuno Mendes, passando numa primeira fase por desenvolver e validar um novo modelo computacional num novo software, e posteriormente avançar com um estudo sobre otimizações a serem aplicadas no caso Formula Student, recorrendo a ensaios em banco de rolos.
Description
Keywords
Engenharia automóvel Automóvel Formula Student Combustível Etanol Motor Otimização