Publication
A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Filho, Marco Antonio Bandeira Silveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T14:26:36Z | |
dc.date.available | 2024-06-12T14:26:36Z | |
dc.date.issued | 2024-04-10 | |
dc.description.abstract | A gestão humanizada na escola tem se tornado cada vez mais relevante no âmbito educacional, sendo considerada um caminho fundamental para a transformação da Educação. Nesse estudo de caso, vamos abordar a problemática existente nas instituições de ensino e destacar a pertinência e as motivações que levam à necessidade de adotar uma abordagem mais humanizada na gestão escolar. Sendo este o cenário, temos por objetivo geral analisar qual a importância da gestão humanizada para a organização escolar. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados por meio da revisão de literatura, análise de documentos, aplicação de questionários a docentes e entrevista ao diretor de uma instituição educativa da cidade de Leiria. A análise de dados se deu baseada na Análise de Conteúdo. Pode-se concluir com este estudo, que a gestão humanizada é um caminho promissor e necessário para promover uma educação de qualidade, o desenvolvimento integral dos alunos e uma boa relação entre os alunos, profissionais, famílias e comunidade,sendo possível transformar a escola em um espaço de acolhimento, capaz de formar cidadãos autônomos, críticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para futuros estudos, seria interessante uma maior participação de profissionais e a realização desse estudo em outras instituições de ensino, pois a amostra se limita unicamente a um grupo de uma instituição de ensino privada, o que leva a que as conclusões não possam ser generalizadas a outras populações. Apesar destas limitações, penso que esse é um tema super atual e de fundamental importância para o futuro de todos. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203617789 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9710 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Empatia | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Gestão humanizada | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.title | A Gestão Humanizada na Escola como caminho para a transformação da Educação – um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-projeto_marco-antonio_versao-final_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: