Publication
Estimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Mendes, Hugo Manuel Paulo Guilhermino | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T14:14:29Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T14:14:29Z | |
dc.date.issued | 2022-11-11 | |
dc.description.abstract | Poucos serão os que leem este texto sem nunca terem experimentado um videojogo e muito provavelmente até haverá algum que gostam de jogar. É este gosto que pretendeu estudar-se, transpondo-o para a educação, encontrando atividades escolares que atraiam os alunos, recorrendo às mesmas ferramentas usadas pelos videojogos. O apoio tutorial específico é um apoio dedicado a alunos com insucesso escolar que pretende promover a autorregulação. Foi aqui que se encontrou um meio de concretizar esta intenção, através do jogo de realidade alternativa “Superbetter”. Aplicando uma metodologia qualitativa, neste estudo de caso, quis-se mostrar como pode o design lúdico promover a autorregulação, com um grupo de cinco alunos integrados neste apoio. Recorrendo à aplicação para dispositivos móveis do próprio jogo, os participantes desenharam ludicamente desafios individuais, em função dos seus objetivos, registando-os na plataforma do jogo, com o investigador como aliado. Ao realizaram esses desafios recorreram à plataforma para os avaliar e ajustar, na promoção da sua autorregulação. Esta mentalidade lúdica permitiu verificar durante o período de investigação, que a maioria dos participantes desenvolveu competências comportamentais em função do seu processo autorregulatório, mostrando-se progressivamente mais consciente, e mais capaz de organizar tarefas e de ultrapassar dificuldades. Demonstra-se que o Superbetter pode influenciar positivamente o processo autorregulatório dos alunos e que estes gostam da forma como este é conduzido. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203173210 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8005 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação | pt_PT |
dc.subject | Apoio Tutorial Específico | pt_PT |
dc.subject | Competências Comportamentais | pt_PT |
dc.subject | Mentalidade Lúdica | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.title | Estimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Projeto - Hugo Mendes_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.81 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: