Repository logo
 
Publication

Estimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorMendes, Hugo Manuel Paulo Guilhermino
dc.date.accessioned2023-01-16T14:14:29Z
dc.date.available2023-01-16T14:14:29Z
dc.date.issued2022-11-11
dc.description.abstractPoucos serão os que leem este texto sem nunca terem experimentado um videojogo e muito provavelmente até haverá algum que gostam de jogar. É este gosto que pretendeu estudar-se, transpondo-o para a educação, encontrando atividades escolares que atraiam os alunos, recorrendo às mesmas ferramentas usadas pelos videojogos. O apoio tutorial específico é um apoio dedicado a alunos com insucesso escolar que pretende promover a autorregulação. Foi aqui que se encontrou um meio de concretizar esta intenção, através do jogo de realidade alternativa “Superbetter”. Aplicando uma metodologia qualitativa, neste estudo de caso, quis-se mostrar como pode o design lúdico promover a autorregulação, com um grupo de cinco alunos integrados neste apoio. Recorrendo à aplicação para dispositivos móveis do próprio jogo, os participantes desenharam ludicamente desafios individuais, em função dos seus objetivos, registando-os na plataforma do jogo, com o investigador como aliado. Ao realizaram esses desafios recorreram à plataforma para os avaliar e ajustar, na promoção da sua autorregulação. Esta mentalidade lúdica permitiu verificar durante o período de investigação, que a maioria dos participantes desenvolveu competências comportamentais em função do seu processo autorregulatório, mostrando-se progressivamente mais consciente, e mais capaz de organizar tarefas e de ultrapassar dificuldades. Demonstra-se que o Superbetter pode influenciar positivamente o processo autorregulatório dos alunos e que estes gostam da forma como este é conduzido.pt_PT
dc.identifier.tid203173210pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8005
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectApoio Tutorial Específicopt_PT
dc.subjectCompetências Comportamentaispt_PT
dc.subjectMentalidade Lúdicapt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.titleEstimular a autorregulação em alunos do apoio tutorial específicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Projeto - Hugo Mendes_após correções formais.pdf
Size:
2.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: