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Tecnologias da Informação e Comunicação

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Olga Maria Assunção Pinto dos
dc.contributor.authorRodrigues, Beatriz Ferreira
dc.date.accessioned2020-02-05T15:06:37Z
dc.date.available2020-02-05T15:06:37Z
dc.date.issued2019-11-19
dc.description.abstractCom o advento da globalização surgiram profundas mudanças na sociedade e nas novas tecnologias, estas tecnologias indicam a educação como o alicerce necessário à compreensão das transformações socioeconómicas e político-culturais. Diante da velocidade com que ocorre o trânsito de informações na sociedade atual e das transformações tecnológicas provenientes do novo milénio, os métodos tradicionais de ensino tornaram-se obsoletos perto das grandes inovações que as tecnologias de apoio oferecem à educação. Destaca-se a influência destas novas tecnologias no processo de ensino/aprendizagem de indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) em Portugal, e ainda como refere o decreto-lei 54/2018 no 2.º artigo, alínea “d”, que visa contemplar áreas curriculares especificas que englobam as TIC no ensino/aprendizagem de indivíduos com NEE, reforçado na alínea f) do artigo 11.º quando identifica o centro de recursos de tecnologias de informação e comunicação para a educação especial como um recurso especifico. Neste âmbito estudos apontam a eficácia de modelos educacionais no ensino/aprendizagem de alunos com autismo em escolas do 1º Ciclo. Neste contexto, esta dissertação visa relacionar os benefícios e constrangimentos gerados na educação de Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo em Escolas do 1.º Ciclo no Ensino Regular em Portugal a partir da inserção das tecnologias de apoio neste setor. Procurou-se conhecer a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas atividades escolares enquanto ferramenta de ensino/aprendizagem, tendo em consideração as leis em vigor. Para a obtenção dos dados optou-se por uma revisão bibliográfica, onde conquistamos resultados e exemplos quanto ao uso destes recursos no espaço educacional. Os recursos foram limitados no que diz respeito aos artigos escritos em Portugal sobre o estudo em causa. Mas de todo o conteúdo analisado concluiu-se que, quando bem aplicadas, as tecnologias de apoio são de facto auxiliadoras na educação de alunos com Perturbação do Espectro do Autismo em Escolas do 1.º Ciclo no Ensino Regular em Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202417433pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4630
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.titleTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.title.alternativeapoio educativo a alunos com Perturbação do Espectro do Autismo em idade escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motorpt_PT

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