Repository logo
 
Publication

As redes sociais como plataforma do jornalismo gastronómico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBrites, Leonel dos Reis
dc.contributor.advisorAgostinho, Paulo Jorge Gonçalves
dc.contributor.authorGermano, Jéssica de Melo
dc.date.accessioned2021-08-12T15:04:17Z
dc.date.available2021-08-12T15:04:17Z
dc.date.issued2021-06-17
dc.description.abstractConsiderando o panorama do ciberjornalismo atual e o consumo constante de conteúdos voltados para o entretenimento nos dispositivos móveis, este trabalho de investigação debruça-se sobre a utilização das redes sociais, em específico do Instagram, como canal para a distribuição de notícias relacionadas com a gastronomia. Como corpus deste trabalho de investigação focamo-nos na utilização da rede social indicada pelos jornais Público (Portugal), com o seu suplemento Fugas, e Estadão (Brasil), com o suplemento Paladar, para assim compreender como esses periódicos de referência em língua portuguesa têm utilizado o Instagram para produzir e propagar conteúdos sobre comida. Através de uma abordagem de cariz qualitativo, propomo-nos analisar as funcionalidades disponíveis da plataforma utilizadas pelos periódicos, e perspetivar outras implementações para a aplicação. Propomo-nos, ainda, comparar as estratégias adotadas nesse canal com outras abordagens empregues nos canais de comunicação mais tradicionais. Conciliando a recolha dos testemunhos de profissionais de ambas as publicações e a análise das respetivas páginas do Instagram, ao longo de um período de três meses, este trabalho fica marcado de forma indelével pelo contexto da pandemia global provocada pela disseminação do vírus SARS-COV-2. Ainda assim, foi possível não só estabelecer comparações nas abordagens e nas narrativas utilizadas pelos periódicos de referência para alcançar os seus públicos, mas também ter um vislumbre sobre o modus operandi das redações jornalísticas no atual contexto digital.pt_PT
dc.identifier.tid202756386pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6090
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectJornalismo digitalpt_PT
dc.subjectCiberjornalismopt_PT
dc.subjectJornalismo gastronómicopt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.titleAs redes sociais como plataforma do jornalismo gastronómicopt_PT
dc.title.alternativeA apropriação do Instagram pelos meios tradicionais no momento de noticiar a comidapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação e Mediapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao_JessicaGermano_após correções formais.pdf
Size:
12.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: