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Reengenharia de processos de negócio: o caso dos processos de coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado da Escola Superior da Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Rijo, Rui Pedro Charters Lopes | |
| dc.contributor.author | Sissé, Malam | |
| dc.date.accessioned | 2016-08-09T13:49:32Z | |
| dc.date.available | 2016-08-09T13:49:32Z | |
| dc.date.issued | 2013-12-20 | |
| dc.description.abstract | O mercado atual das instituições do ensino superior (IES) é caraterizado pela forte concorrência, o que chama a estas instituições uma necessidade de serem cada vez mais eficazes, oferecendo melhores serviços sem ter que desperdiçar os recursos cada vez mais escassos. A reengenharia de processos de negócios (BPR) oferece às instituições do ensino superior a possibilidade de repensarem os seus processos, eliminando as ineficiências dos serviços prestados à sua comunidade académica e serem cada vez mais competitivas ao nível de qualidade e preço. Este estudo tem como objetivo caraterizar os processos, a sua importância, o tempo despendido na realização destes processos e saber as possibilidades de automatização dos processos ou se o processo pode ser realizado por um colaborador administrativo com vista à reengenharia. Concentramos o nosso estudo na coordenação dos cursos da Escola Superior da Tecnologia e Gestão (ESTG) porque a coordenação dos cursos são a espinha dorsal da ESTG Leiria. Foi realizado uma revisão da literatura sobre o conceito de Processos, a sua importância e as diferentes formas de os descrever e ainda abordámos o conceito da reengenharia de processos, os desafios a que se propõe e a reengenharia de processos nas instituições do ensino superior. Foram realizados dois inquéritos aos 29 coordenadores dos cursos da ESTG Leiria, entre os quais 16 licenciaturas e 13 mestrados, onde se obteve, no primeiro, 15 respostas válidas e no segundo 14 respostas válidas. A metodologia utilizada é o estudo de caso; podemos ver que esta metodologia traz resultados, permitindo constatar, neste estudo, que é possível reduzir o número de horas despendidas para a realização dos processos de coordenação dos cursos, que alguns processos podem ser automatizados e também que existem processos de coordenação dos cursos que podem ser realizados pelos colaboradores administrativos | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201224747 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2110 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Processos de negócio | pt_PT |
| dc.subject | Reengenharia de processos de negócio | pt_PT |
| dc.subject | Processos de negócio | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Tecnologia de informação e comunicação | pt_PT |
| dc.title | Reengenharia de processos de negócio: o caso dos processos de coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado da Escola Superior da Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Controlo de Gestão | pt_PT |
