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Reengenharia de processos de negócio: o caso dos processos de coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado da Escola Superior da Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorRijo, Rui Pedro Charters Lopes
dc.contributor.authorSissé, Malam
dc.date.accessioned2016-08-09T13:49:32Z
dc.date.available2016-08-09T13:49:32Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.description.abstractO mercado atual das instituições do ensino superior (IES) é caraterizado pela forte concorrência, o que chama a estas instituições uma necessidade de serem cada vez mais eficazes, oferecendo melhores serviços sem ter que desperdiçar os recursos cada vez mais escassos. A reengenharia de processos de negócios (BPR) oferece às instituições do ensino superior a possibilidade de repensarem os seus processos, eliminando as ineficiências dos serviços prestados à sua comunidade académica e serem cada vez mais competitivas ao nível de qualidade e preço. Este estudo tem como objetivo caraterizar os processos, a sua importância, o tempo despendido na realização destes processos e saber as possibilidades de automatização dos processos ou se o processo pode ser realizado por um colaborador administrativo com vista à reengenharia. Concentramos o nosso estudo na coordenação dos cursos da Escola Superior da Tecnologia e Gestão (ESTG) porque a coordenação dos cursos são a espinha dorsal da ESTG Leiria. Foi realizado uma revisão da literatura sobre o conceito de Processos, a sua importância e as diferentes formas de os descrever e ainda abordámos o conceito da reengenharia de processos, os desafios a que se propõe e a reengenharia de processos nas instituições do ensino superior. Foram realizados dois inquéritos aos 29 coordenadores dos cursos da ESTG Leiria, entre os quais 16 licenciaturas e 13 mestrados, onde se obteve, no primeiro, 15 respostas válidas e no segundo 14 respostas válidas. A metodologia utilizada é o estudo de caso; podemos ver que esta metodologia traz resultados, permitindo constatar, neste estudo, que é possível reduzir o número de horas despendidas para a realização dos processos de coordenação dos cursos, que alguns processos podem ser automatizados e também que existem processos de coordenação dos cursos que podem ser realizados pelos colaboradores administrativospt_PT
dc.identifier.tid201224747pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/2110
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProcessos de negóciopt_PT
dc.subjectReengenharia de processos de negóciopt_PT
dc.subjectProcessos de negóciopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_PT
dc.titleReengenharia de processos de negócio: o caso dos processos de coordenação dos cursos de licenciatura e mestrado da Escola Superior da Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Controlo de Gestãopt_PT

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