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Authors
Abstract(s)
Neste estudo é apresentada uma análise detalhada da otimização de sistemas de
suspensão num modelo quarter car e num modelo full car de veículos, através de algoritmos
genéticos, de modo a minimizar a resposta em aceleração e deslocamento da massa suspensa.
Os modelos foram sujeitos a dois tipos de excitação, o primeiro simulando uma lomba na
estrada e o outro através de uma função sinusoidal. O algoritmo genético foi introduzido
através do software MATLAB®, utilizando bibliotecas já incluídas nativamente no mesmo.
Foi criado, para cada um dos modelos de veículo, um código e um diagrama de blocos,
desenvolvido em Simulink, onde foi simulado o comportamento de dinâmica vertical de
cada um dos modelos e em seguida obtidos os resultados. Os resultados demonstraram
melhorias significativas no sistema de suspensão, com reduções até 50,27% e 27,26% da
resposta em RMS da aceleração e deslocamento da massa suspensa, respetivamente, com a
excitação de lomba e reduções de 16,54% e 17,87% da resposta em RMS da aceleração e
deslocamento da massa suspensa, respetivamente, para a excitação de função sinusoidal,
destacando assim a eficácia da utilização de algoritmos genéticos na otimização de sistemas
de suspensão de veículos, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes
que contribuam para o melhor conforto e segurança dos veículos.
Description
Keywords
Suspensão de veículos Otimização Algoritmo genético RMS Constante de mola Coeficiente de amortecimento