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Otimização de parâmetros de suspensão utilizando algoritmos genéticos

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Neste estudo é apresentada uma análise detalhada da otimização de sistemas de suspensão num modelo quarter car e num modelo full car de veículos, através de algoritmos genéticos, de modo a minimizar a resposta em aceleração e deslocamento da massa suspensa. Os modelos foram sujeitos a dois tipos de excitação, o primeiro simulando uma lomba na estrada e o outro através de uma função sinusoidal. O algoritmo genético foi introduzido através do software MATLAB®, utilizando bibliotecas já incluídas nativamente no mesmo. Foi criado, para cada um dos modelos de veículo, um código e um diagrama de blocos, desenvolvido em Simulink, onde foi simulado o comportamento de dinâmica vertical de cada um dos modelos e em seguida obtidos os resultados. Os resultados demonstraram melhorias significativas no sistema de suspensão, com reduções até 50,27% e 27,26% da resposta em RMS da aceleração e deslocamento da massa suspensa, respetivamente, com a excitação de lomba e reduções de 16,54% e 17,87% da resposta em RMS da aceleração e deslocamento da massa suspensa, respetivamente, para a excitação de função sinusoidal, destacando assim a eficácia da utilização de algoritmos genéticos na otimização de sistemas de suspensão de veículos, contribuindo para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes que contribuam para o melhor conforto e segurança dos veículos.

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Suspensão de veículos Otimização Algoritmo genético RMS Constante de mola Coeficiente de amortecimento

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