Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

(Re)viver: etnografia, histórias de vida e (trans)formação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste texto procuro mostrar como os professores, esses agentes sociais que constituem o meu objecto de estudo, se redescobrem, racionalizam experiências passadas, opções tomadas, etc., pela possibilidade de terem alguém que os ouve e os questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos. Os sujeitos entrevistados reflectem, assim, também eles, sobre as intenções do inquiridor e sobre si próprios. Neste sentido tornam-se também investigadores de si próprios. O papel do investigador não é o de, por artes mágicas, encontrar o verdadeiro sentido das práticas dos sujeitos estudados. Através de entrevistas a professores, conducentes à construção de histórias de vida, procuro mostrar o interesse de o investigado saber das intenções do investigador, no sentido de ambos acederam a dimensões interpretativas que não estavam explicitadas para ambos antes da interacção. A interacção, devidamente centrada no questionamento das práticas na lógica do entrevistado e em comparação com outras alternativas, é, possivelmente, também uma via para reforçar a competência da reflexividade na vida profissional dos professores.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

VIEIRA, Ricardo - (Re)viver: etnografia, histórias de vida e (trans)formação. In: Actas da Conferência Internacional de Investigação em Educação, Viana do Castelo: Escola Superior de Educação, 2003.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue