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Authors
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Abstract(s)
Neste texto procuro mostrar como os professores, esses agentes sociais que constituem o meu objecto de estudo, se redescobrem, racionalizam experiências passadas, opções tomadas, etc., pela possibilidade de terem alguém que os ouve e os questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos.
Os sujeitos entrevistados reflectem, assim, também eles, sobre as intenções do inquiridor e sobre si próprios. Neste sentido tornam-se também investigadores de si próprios. O papel do investigador não é o de, por artes mágicas, encontrar o verdadeiro sentido das práticas dos sujeitos estudados.
Através de entrevistas a professores, conducentes à construção de histórias de vida, procuro mostrar o interesse de o investigado saber das intenções do investigador, no sentido de ambos acederam a dimensões interpretativas que não estavam explicitadas para ambos antes da interacção.
A interacção, devidamente centrada no questionamento das práticas na lógica do entrevistado e em comparação com outras alternativas, é, possivelmente, também uma via para reforçar a competência da reflexividade na vida profissional dos professores.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
VIEIRA, Ricardo - (Re)viver: etnografia, histórias de vida e (trans)formação. In: Actas da Conferência Internacional de Investigação em Educação, Viana do Castelo: Escola Superior de Educação, 2003.
