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Esse desejo de ver claro...

dc.contributor.authorCabau, Philip
dc.contributor.editorGonçalves, Maria Madalenapt_PT
dc.date.accessioned2010-06-04T09:27:12Z
dc.date.available2010-06-04T09:27:12Z
dc.date.issued2010-04
dc.description.abstractO universo curricular das formações na nossa Escola constitui um diversificado painel de matérias. A sua função é proporcionar aos alunos uma experimentação, pedagogicamente contextualizada, das ferramentas que lhes permitirão, um dia, trabalhar autonomamente na área profissional onde embarcarem. Nesse vasto painel, fundamentado, em grande parte, por conteúdos de natureza visual, o Desenho ocupa um lugar transversal. Uma análise dos currículos pedagógicos das áreas em questão – tanto aqui como em outras escolas – revela uma aparentemente consensualidade no que respeita à importância do desenho nas diferentes formações. Os conteúdos do Desenho, ou melhor, aquilo que eles proporcionam nesse quadro de aprendizagens, são considerados, inquestionavelmente, essenciais. Em menor ou maior grau, com incidências mais finas nesta ou naquela questão, dir-se-ia que o Desenho cumpre funções comuns a todos os cursos. Pois não implicarão todos eles conteúdos visuais, apesar das distâncias mais ou menos evidentes? A Aula Aberta anterior já abordou esta temática, partindo do pressuposto dessa unidade do desenho como um lugar partilhado. A partir do (enunciado do) Exercício de Desenho, efectuou-se então uma espécie de cartografia do território do desenho comum ao Design e às Artes Plásticas (no que diz respeito ao trabalho em ambiente pedagógico, apresentado como enunciado e exercício). Desta vez, gostaria de avançar a hipótese contrária e tentar identificar aquilo que, na prática do desenho como no seu ensino, conforma um território claramente disjuntivo entre ambos. Isto tem directamente a ver com a formulação que figura no título da nossa aula comum: o “desejo de ver claro...”. O contexto onde esta expressão se manifesta com maior evidência é o Projecto ou, mais exactamente, o papel do desenho no processo de ‘ver claro’ do Projecto. Nesse sentido, pretendo aqui lançar algumas suposições, suspeições e perguntas, para as quais não tenho respostas definidas ou definitivas. Concretamente: o que persegue o desenho das Artes Plásticas que é distinto do desenho do Design? E, alternativamente, que trata o desenho do Design que é diferente do desenho das Artes Plásticas?pt
dc.identifier.citationCABAU, Philip - Esse desejo de ver claro... Cadernos PAR. N.º 03 (Abr. 2010), p. 25-39.pt
dc.identifier.issn1647-2063
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/185
dc.language.isoporpt
dc.publisherESAD.CRpt
dc.subjectDesenhopt
dc.titleEsse desejo de ver claro...pt
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage39pt
oaire.citation.startPage25pt
oaire.citation.titleCadernos PARpt
rcaap.rightsopenAccesspt
rcaap.typearticlept

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