Repository logo
 
Publication

O PAPEL DA MEDIAÇÃO COMO RESPOSTA TRANSFORMADORA INTERVIR: DO PENSAR AO AGIR

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rui Miguel Duarte
dc.contributor.authorFonseca, Ana Rita Costa da
dc.date.accessioned2024-03-13T13:58:10Z
dc.date.available2024-03-13T13:58:10Z
dc.date.issued2023-12-21
dc.description.abstractO presente relatório representa o culminar do Estágio Curricular no âmbito do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este estágio foi realizado na Câmara Municipal de Leiria, no âmbito da Divisão do Desenvolvimento Social e da Saúde e teve subjacente a definição de dez objetivos gerais que guiaram o percurso da mestranda, sendo estes: Integrar a instituição de acolhimento de estágio; Colaborar em projeto com vista à integração da comunidade cigana- Mediar para Incluir; Realizar acompanhamentos e monitorização; Colaborar no processo de integração de agregados deslocados da Ucrânia para a Casa de São Romão; Organizar espaços da DIDSS; Participar em cerimónias oficiais e protocolares; Colaborar em atividades de promoção do envelhecimento ativo; Colaborar em atividades na área da integração da pessoa com deficiência; Criar bases de dados de habitações para arrendamento e, por ultimo, coordenar um projeto de investigação científica no domínio da Mediação Social Comunitária na Educação para a Saúde- Estudo LiSa. Nesse sentido, a fim de fundamentar os dez objetivos mencionados, foi conduzida uma análise teórica abrangendo as principais noções e conceitos que permeiam todo o período de estágio, as quais são abordadas de forma detalhada no primeiro capítulo do documento em questão. Em seguida, no segundo capítulo, é apresentada uma descrição da instituição onde decorreu o estágio, contendo informações relevantes sobre o seu contexto e funcionamento. No terceiro capítulo é representado o Projeto de Estágio, bem como as atividades desenvolvidas ao longo do estágio na CML. O quarto capítulo diz respeito à Avaliação, respetivamente, à autoavaliação e heteroavaliação. Por fim, no quinto capítulo estão realizadas as Considerações Finais no que diz respeito ao Estágio bem como à intervenção no terreno e à componente teórica académica, que refletem as práticas do profissional da mediação intercultural e intervenção social.pt_PT
dc.description.abstractThis report represents the culmination of the Curricular Internship within the scope of the master's degree in Intercultural Mediation and Social Intervention at the School of Education and Social Sciences of the Polytechnic of Leiria. This internship was carried out at Leiria City Council, within the scope of the Social Development and Health Division, and was based on the definition of ten general objectives that guided the course of the master's student: Integrate the internship host institution; Collaborate in a project aimed at integrating the gypsy community - Mediate to Include; Carry out follow-ups and monitoring; Collaborate in the process of integrating households relocated from Ukraine to Casa de São Romão; Organize DIDSS spaces; Participate in official and protocol ceremonies; Collaborating in activities to promote active ageing; Collaborating in activities to integrate people with disabilities; Creating rental housing databases and, finally, coordinating a scientific research project in the field of Community Social Mediation in Health Education - LiSa Study. In this sense, in order to support the ten objectives mentioned, a theoretical analysis was carried out covering the main notions and concepts that permeate the entire internship period, which are covered in detail in the first chapter of the document in question. Then, in the second chapter, a description is given of the institution where the internship took place, providing relevant information about its context and operation. The third chapter presents the Internship Project, as well as the activities carried out during the internship at CML. The fourth chapter deals with evaluation, respectively self-assessment and hetero assessment. Finally, the fifth chapter contains the Final Considerations with regard to the Internship as well as the intervention in the field and the academic theoretical component, which reflect the practices of the mediator of intercultural mediation and social interventionpt_PT
dc.identifier.tid203551591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9528
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectComunidadept_PT
dc.subjectIntervenção socialpt_PT
dc.subjectTerritórios Municipaispt_PT
dc.subjectAção Socialpt_PT
dc.subjectSocial Interventionpt_PT
dc.subjectIntercultural Mediationpt_PT
dc.subjectSocial Actionpt_PT
dc.titleO PAPEL DA MEDIAÇÃO COMO RESPOSTA TRANSFORMADORA INTERVIR: DO PENSAR AO AGIRpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-de-estagio-ana-ritafonseca-1210233_após correções formais.pdf
Size:
4.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: