Publication
(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTING
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Cantú, William Afonso | |
dc.contributor.author | Fernandes, Andreia Filipa Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2025-07-14T12:50:07Z | |
dc.date.available | 2025-07-14T12:50:07Z | |
dc.date.issued | 2025-06-17 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de projeto parte da constatação da inadequação das práticas atuais da Edu-cação Artística às necessidades e desafios educativos contemporâneos e futuros. Para resolver esta problemática, encetámos três movimentos distintos: compreender a realidade sociocultural atual, de modo a conhecer as necessidades e desafios educativos; promover um diagnóstico da Educação Artística, identificando os seus principais problemas e fragilidades; e desenvolver soluções para a reformulação da Educação Artística. Para a concretização destes movimentos, propomos um cruzamento metodológico com base nos Estudos de Tendências, que se reveste de enorme relevância e inovação, contribuindo para a afirmação dos Estudos de Tendências no meio científico e para o estímulo desta abordagem em processos de reestruturação e tomada de decisões no âmbito educativo e outros. Estes movimentos correspondem à nossa componente investigativa, que se rege por duas meto-dologias. A primeira é a entrevista, que se promoveu junto dos agentes no terreno da Educação Artística. Os resultados foram analisados através de análise de conteúdo e permitiram efetuar um diagnóstico da Educação Artística articulado, completo e abrangente. A segunda é o coolhunting, que, para além de ter proporcionado a perceção dos aspetos socioculturais que impactam a Educação Artística, alcançou, sobretudo, a criação de conhecimentos e estratégias concretas, inovadoras, impactantes e viáveis para a atualização das práticas de Educação Artísti-ca de acordo com a contemporaneidade. Estes conhecimentos e estratégias foram desenvolvidos com o apoio do Coolhunting Canvas (Cantú & Gomes, 2023), ferramenta metodológica do coolhunting. Os resultados alcançados permitiram confirmar a nossa hipótese de investigação: os Estudos de Tendências podem contribuir para uma melhor adequação das práticas atuais de Educação Artística às necessidades educativas contemporâneas e futuras, através de um conhe-cimento mais aprofundado da realidade sociocultural e do desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para com ela lidar. Por fim, a nossa componente de projeto visou a produção de um objeto artístico com função comunicativa, possuindo dois objetivos: a comunicação e divulgação dos conhecimentos e es-tratégias desenvolvidos junto dos agentes no terreno da Educação Artística; e a promoção da valorização, reconhecimento e reflexão sobre o papel da Educação Artística na resposta aos desafios educativos contemporâneos e futuros. A janela temporal fixada impediu o cumprimento do plano de distribuição do objeto artístico antes da escrita do presente relatório; contudo, pro-mover-se-á a avaliação do sucesso deste projeto, em termos de adequação e impacto causado, no futuro. | por |
dc.identifier.tid | 203969863 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13621 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.subject | Educação Artística | |
dc.subject | Estudos de Tendências | |
dc.subject | Coolhunting | |
dc.subject | Realidade sociocultural | |
dc.subject | Desafios educativos | |
dc.subject | Reformulação da Educação | |
dc.title | (RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTING | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de projeto MIAA_Andreia Fernandes_03.2025_final.pdf
- Size:
- 1.91 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: