Repository logo
 
Publication

(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTING

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCantú, William Afonso
dc.contributor.authorFernandes, Andreia Filipa Rodrigues
dc.date.accessioned2025-07-14T12:50:07Z
dc.date.available2025-07-14T12:50:07Z
dc.date.issued2025-06-17
dc.description.abstractO presente relatório de projeto parte da constatação da inadequação das práticas atuais da Edu-cação Artística às necessidades e desafios educativos contemporâneos e futuros. Para resolver esta problemática, encetámos três movimentos distintos: compreender a realidade sociocultural atual, de modo a conhecer as necessidades e desafios educativos; promover um diagnóstico da Educação Artística, identificando os seus principais problemas e fragilidades; e desenvolver soluções para a reformulação da Educação Artística. Para a concretização destes movimentos, propomos um cruzamento metodológico com base nos Estudos de Tendências, que se reveste de enorme relevância e inovação, contribuindo para a afirmação dos Estudos de Tendências no meio científico e para o estímulo desta abordagem em processos de reestruturação e tomada de decisões no âmbito educativo e outros. Estes movimentos correspondem à nossa componente investigativa, que se rege por duas meto-dologias. A primeira é a entrevista, que se promoveu junto dos agentes no terreno da Educação Artística. Os resultados foram analisados através de análise de conteúdo e permitiram efetuar um diagnóstico da Educação Artística articulado, completo e abrangente. A segunda é o coolhunting, que, para além de ter proporcionado a perceção dos aspetos socioculturais que impactam a Educação Artística, alcançou, sobretudo, a criação de conhecimentos e estratégias concretas, inovadoras, impactantes e viáveis para a atualização das práticas de Educação Artísti-ca de acordo com a contemporaneidade. Estes conhecimentos e estratégias foram desenvolvidos com o apoio do Coolhunting Canvas (Cantú & Gomes, 2023), ferramenta metodológica do coolhunting. Os resultados alcançados permitiram confirmar a nossa hipótese de investigação: os Estudos de Tendências podem contribuir para uma melhor adequação das práticas atuais de Educação Artística às necessidades educativas contemporâneas e futuras, através de um conhe-cimento mais aprofundado da realidade sociocultural e do desenvolvimento de conhecimentos estratégicos para com ela lidar. Por fim, a nossa componente de projeto visou a produção de um objeto artístico com função comunicativa, possuindo dois objetivos: a comunicação e divulgação dos conhecimentos e es-tratégias desenvolvidos junto dos agentes no terreno da Educação Artística; e a promoção da valorização, reconhecimento e reflexão sobre o papel da Educação Artística na resposta aos desafios educativos contemporâneos e futuros. A janela temporal fixada impediu o cumprimento do plano de distribuição do objeto artístico antes da escrita do presente relatório; contudo, pro-mover-se-á a avaliação do sucesso deste projeto, em termos de adequação e impacto causado, no futuro.por
dc.identifier.tid203969863
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13621
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEducação Artística
dc.subjectEstudos de Tendências
dc.subjectCoolhunting
dc.subjectRealidade sociocultural
dc.subjectDesafios educativos
dc.subjectReformulação da Educação
dc.title(RE)PENSAR A EDUCAÇÃO ARTÍSTICA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TENDÊNCIAS: UM EXERCÍCIO DE COOLHUNTING
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção e Animação Artísticas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de projeto MIAA_Andreia Fernandes_03.2025_final.pdf
Size:
1.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: