Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância

datacite.subject.fosHumanidadespt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Marina Vitória Valdez Faria
dc.contributor.authorReis, Jéssica Gouveia
dc.date.accessioned2018-09-12T11:06:39Z
dc.date.available2018-09-12T11:06:39Z
dc.date.issued2018-06-13
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas.pt_PT
dc.identifier.tid201973456pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3534
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino da matemáticapt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectNúmeropt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Mestrado - Final Jéssica.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: