Publication
Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância
datacite.subject.fos | Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Marina Vitória Valdez Faria | |
dc.contributor.author | Reis, Jéssica Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2018-09-12T11:06:39Z | |
dc.date.available | 2018-09-12T11:06:39Z | |
dc.date.issued | 2018-06-13 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: primeira parte - Dimensão Reflexiva; segunda parte - Dimensão Investigativa. A primeira parte abrange a reflexão sobre o percurso vivenciado nos contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde são apresentadas diferentes situações vividas, analisadas e fundamentadas. A segunda parte é referente à apresentação de um estudo investigativo de carácter qualitativo desenvolvido numa sala de Jardim de Infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Com este estudo pretende-se compreender “Qual o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas das crianças em idade pré-escolar?”. Perante isto, definiram-se como objetivos: (i) identificar jogos motores promotores do desenvolvimento de competências matemáticas; (ii) identificar as competências matemáticas associadas aos jogos identificados; (iii) proporcionar situações de jogo facilitadores do desenvolvimento das competências identificadas; (iv) identificar as competências matemáticas utilizadas pelas crianças ao longo da implementação dos jogos; (v) refletir sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas. Os resultados obtidos realçam dificuldades no que concerne à orientação espacial relacionada com a lateralidade e a adoção de determinadas estratégias comuns por parte das crianças, salientando-se algumas facilidades nas restantes noções de orientação espacial e de sentido de número. Além disto, também é visível algum desenvolvimento de capacidades a nível destas competências matemáticas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201973456 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3534 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_PT |
dc.subject | Jogo | pt_PT |
dc.subject | Número | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o contributo dos jogos motores no desenvolvimento das competências matemáticas em Jardim de Infância | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Mestrado - Final Jéssica.pdf
- Size:
- 2.77 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: