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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A qualidade de vida das pessoas passa pela participação e envolvimento em diferentes
atividades que promovam a autonomia e desenvolvimento de diferentes competências.
O Projeto Perspetivas surge pela necessidade de criação de intervenções com públicos
diversificados, que permitam promover o desenvolvimento de competências, através
de atividades e ações relacionadas com a linguagem e produção audiovisual. Foi realizada
uma intervenção numa Instituição Particular de Solidariedade Social para pessoas com deficiência intelectual, onde os clientes criaram três filmes.
O estudo apresentado pretende avaliar a intervenção, do ponto de vista dos cuidadores.
Desta forma, foi-lhes aplicado um inquérito por questionário, com os objetivos de: explorar de que forma veem esta intervenção na vida dos clientes; analisar em que medida a intervenção contribui para o desenvolvimento de competências; e identificar os aspetos positivos e menos positivos da intervenção.
Os resultados revelam que o Projeto Perspetivas teve sucesso, sendo um projeto inovador e diferente do quotidiano, no qual foi possível dar palavra à instituição, rentabilizando
as suas áreas fortes e desenvolvendo diferentes capacidades nos clientes. Não foram identificados aspetos menos positivos, tendo todos os cuidadores envolvidos manifestado interesse em voltar a participar numa nova edição do projeto, caso voltasse a concretizar-se.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Fontes A., Sousa, J. G. & Lopes, M. S - RIAP – Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português
