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A Inclusão social de Jovens com deficiência e incapacidade: o centro de reabilitação Profissional como mediador?
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Sousa, Susana Manuela Franco Faria de | |
| dc.contributor.author | Calhoa, Vânia Catarina Alegre | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-05T15:32:49Z | |
| dc.date.available | 2018-02-05T15:32:49Z | |
| dc.date.issued | 2017-11-29 | |
| dc.description.abstract | A inclusão social de pessoas com deficiência e incapacidade constitui um dos problemas sociais que ocupam, atualmente, grande espaço de discussão e análise no campo da ação social. A formação profissional é considerada uma ferramenta importante para este processo, visando a independência económica, valorização e realização pessoal, uma vez que fomenta a integração destes indivíduos no mercado de trabalho, um dos pilares da inclusão social. O presente estudo teve como objetivo analisar qual o papel da formação profissional enquanto instância mediadora no processo de inclusão social de jovens com deficiência e incapacidade. A investigação foi realizada no Centro de Reabilitação Profissional do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, através do estudo de um grupo de jovens que se encontrava a dar início à fase de aprendizagem em contexto de trabalho integrada no percurso de formação profissional de nível C. Os resultados demonstram que a integração na formação profissional constitui um processo facilitador para a inclusão social destes jovens, tendo em conta que nela se trabalham competências profissionais, mas também relacionais, comportamentais e sociais. A formação profissional, para além de aumentar as possibilidades de integração no mercado de trabalho, estimulando as capacidades destes jovens, aumenta, de igual modo, a capacidade destes se relacionarem e viverem em sociedade, pois foi possível verificar, nas entrevistas realizadas, que a maioria dos jovens considera ter desenvolvido a capacidade de se relacionar com o outro. A nível de expetativas e objetivos de vida, a formação profissional surge como uma ferramenta igualmente importante para estes jovens, uma vez que muitos deles integram a formação profissional sem qualquer motivação, e sem expetativas e objetivos de vida sólidos e consistentes. iv No que concerne à integração de jovens com deficiência e incapacidade no mundo laboral, os resultados demonstram que este não é um processo fácil. Efetivamente, as entidades colaboram com o Centro de Reabilitação Profissional no acolhimento dos jovens em contexto de estágio, no entanto, quando nos referimos à integração em contrato de trabalho, aferimos que este ‘salto’ não ocorre com a frequência desejada. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201843382 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3003 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Inclusão Social | pt_PT |
| dc.subject | Integração social | pt_PT |
| dc.subject | Deficiência | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho | pt_PT |
| dc.title | A Inclusão social de Jovens com deficiência e incapacidade: o centro de reabilitação Profissional como mediador? | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social | pt_PT |
