Repository logo
 
Publication

O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGillain, Romain
dc.contributor.authorFonseca, Cristina Ferreira da
dc.date.accessioned2024-01-09T16:30:06Z
dc.date.available2024-01-09T16:30:06Z
dc.date.issued2023-10-23
dc.description.abstractA história do povoamento do manual escolar na sala de aula dita já várias décadas. Símbolo de garantia de orientação nas aprendizagens a nível nacional, perfaz o seu papel de auxiliador no que ao processo de aprendizagem diz respeito, tanto na perspetiva do aluno como na do professor. O manual analógico tem dado lugar, em várias escolas do país, ao manual digital, transferindo o foco do processo de aprendizagem para a figura do aluno como construtor desse mesmo processo. De um papel transmissivo, explicativo e oratório, o professor tende a transformar-se num guia, num orientador, num facilitador do processo de aprendizagem. Esta mudança de paradigma do processo de ensino-aprendizagem e do próprio manual acarreta desafios, não só ao nível profissional dos professores, como também ao nível das necessidades físicas e materiais das próprias escolas. O universo que constitui uma aula de francês, como língua estrangeira (nível iniciação), surge como o espaço de investigação, atentando não só ao uso do manual digital e do manual analógico como apoio ao processo de aprendizagem, como ao próprio uso da tecnologia em sala de aula. A tecnologia poderá surgir como aliada da necessária inovação pedagógica, atendendo à multiplicidade de competências que se espera que um aluno do século XXI adquira no seu percurso académico, não devendo, no entanto, confundir-se inovação pedagógica com inovação tecnológica, já que as mesmas podem ou não coexistir.pt_PT
dc.identifier.tid203459032pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9218
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectManual digitalpt_PT
dc.subjectFrancês língua estrangeirapt_PT
dc.subjectManual escolarpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.subjectMétodo de ensinopt_PT
dc.titleO MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
relatorio-de-projeto_cristina-fonseca_após correções formais.pdf
Size:
4.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: