Publication
O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE)
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Gillain, Romain | |
dc.contributor.author | Fonseca, Cristina Ferreira da | |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T16:30:06Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T16:30:06Z | |
dc.date.issued | 2023-10-23 | |
dc.description.abstract | A história do povoamento do manual escolar na sala de aula dita já várias décadas. Símbolo de garantia de orientação nas aprendizagens a nível nacional, perfaz o seu papel de auxiliador no que ao processo de aprendizagem diz respeito, tanto na perspetiva do aluno como na do professor. O manual analógico tem dado lugar, em várias escolas do país, ao manual digital, transferindo o foco do processo de aprendizagem para a figura do aluno como construtor desse mesmo processo. De um papel transmissivo, explicativo e oratório, o professor tende a transformar-se num guia, num orientador, num facilitador do processo de aprendizagem. Esta mudança de paradigma do processo de ensino-aprendizagem e do próprio manual acarreta desafios, não só ao nível profissional dos professores, como também ao nível das necessidades físicas e materiais das próprias escolas. O universo que constitui uma aula de francês, como língua estrangeira (nível iniciação), surge como o espaço de investigação, atentando não só ao uso do manual digital e do manual analógico como apoio ao processo de aprendizagem, como ao próprio uso da tecnologia em sala de aula. A tecnologia poderá surgir como aliada da necessária inovação pedagógica, atendendo à multiplicidade de competências que se espera que um aluno do século XXI adquira no seu percurso académico, não devendo, no entanto, confundir-se inovação pedagógica com inovação tecnológica, já que as mesmas podem ou não coexistir. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203459032 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9218 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Manual digital | pt_PT |
dc.subject | Francês língua estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Manual escolar | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia educativa | pt_PT |
dc.subject | Método de ensino | pt_PT |
dc.title | O MANUAL DIGITAL E O MANUAL ANALÓGICO NA AULA DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- relatorio-de-projeto_cristina-fonseca_após correções formais.pdf
- Size:
- 4.14 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: