Publication
Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de caso
| datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Lopes, Sara Mónico | |
| dc.contributor.advisor | Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira | |
| dc.contributor.author | Silva, Catarina Leocádio Castanheira da | |
| dc.date.accessioned | 2017-07-05T09:56:50Z | |
| dc.date.available | 2017-07-05T09:56:50Z | |
| dc.date.issued | 2017-06-09 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação tem como tema: Atividades Educativas no Processo de Envelhecimento. A ideia deste tema surgiu no decorrer da realização de Estágio Profissional, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) pertencente a uma Misericórdia do centro do Portugal, uma vez que se constata que a maioria dos idosos institucionalizados têm uma escolaridade baixa ou inexistente. O objetivo desta dissertação foi perceber de que forma o contacto com atividades de leitura e escrita tem impacto na vida dos idosos institucionalizados. A partir da questão investigativa: de que forma a participação numa Oficina de Letras, no contexto de uma ERPI, tem impacto na vida de alguns idosos institucionalizados? Foi pensada a criação de uma oficina de letras numa ERPI da Santa Casa da Misericórdia, onde a estudante estava a realizar o seu estágio profissional. Esta Oficina de Letras teve o propósito de desenvolver atividades de cariz lúdico práticas para alguns clientes analfabetos ou com poucas habilitações académicas abordando temáticas como o alfabeto, as vogais, os números, as horas, entre outras atividades, no sentido de promover atividades de leitura e escrita e potenciar a aprendizagem ao longo da vida. Neste de estudo de caso, privilegiou-se o método qualitativo com a utilização de observação direta e entrevistas semiestruturadas aos clientes e a algumas técnicas que trabalham na Instituição. A análise dos dados recolhidos permitem compreender que o utente que participou regularmente na Oficina de Letras realizou mudanças na sua forma de estar quotidianamente na ERPI, na forma como passou a traçar projetos de vida e no seu relacionamento mais dinâmico com os outros dentro da instituição. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201711133 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2645 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | pt_PT |
| dc.subject | Envelhecimento | pt_PT |
| dc.subject | Educação de adultos e idosos | pt_PT |
| dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
| dc.title | Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de caso | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Activo | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
