Publication
Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.advisor | Reis, Susana Alexandre dos | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | Sousa, Liliana Penha | |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T16:07:49Z | |
dc.date.embargo | 2025-05-23 | pt_PT |
dc.date.issued | 2024-05-23 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório contempla o meu percurso durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e está dividido em duas partes distintas. Na Parte I – Dimensão Reflexiva – estão espelhadas as minhas experiências em Creche, em Jardim de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando, por isso, dividida em três capítulos, um por cada contexto. Neles é possível perceber como decorreram estas experiências, através de reflexões, nas quais apresento algumas aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do percurso. Na Parte II – Dimensão Investigativa – está presente o estudo, assente numa metodologia qualitativa, no qual participaram as crianças do grupo, os seus pais, a educadora titular do grupo e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista e por questionário e da análise documental de documentos orientadores. A análise destes dados foi realizada através de análise de conteúdo, que mostrou que todos os intervenientes consideravam que o brincar era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e que este revelava possuir potencialidades no que concerne ao processo de desenvolvimento das crianças, em todos os domínios. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203658116 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9821 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das crianças | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de PES - Liliana Penha Sousa.pdf
- Size:
- 11.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: