Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.advisorReis, Susana Alexandre dospt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorSousa, Liliana Penha
dc.date.accessioned2024-07-08T16:07:49Z
dc.date.embargo2025-05-23pt_PT
dc.date.issued2024-05-23
dc.description.abstractO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório contempla o meu percurso durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e está dividido em duas partes distintas. Na Parte I – Dimensão Reflexiva – estão espelhadas as minhas experiências em Creche, em Jardim de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando, por isso, dividida em três capítulos, um por cada contexto. Neles é possível perceber como decorreram estas experiências, através de reflexões, nas quais apresento algumas aprendizagens e dificuldades sentidas ao longo do percurso. Na Parte II – Dimensão Investigativa – está presente o estudo, assente numa metodologia qualitativa, no qual participaram as crianças do grupo, os seus pais, a educadora titular do grupo e uma investigadora. Os dados foram recolhidos através de inquérito por entrevista e por questionário e da análise documental de documentos orientadores. A análise destes dados foi realizada através de análise de conteúdo, que mostrou que todos os intervenientes consideravam que o brincar era importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e que este revelava possuir potencialidades no que concerne ao processo de desenvolvimento das crianças, em todos os domínios.pt_PT
dc.identifier.tid203658116pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9821
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.titleRefletindo sobre o percurso em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico e investigando as perspetivas de diferentes intervenientes sobre o brincarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de PES - Liliana Penha Sousa.pdf
Size:
11.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: