Publication
A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva | |
dc.contributor.author | Almeida, Ana Cristina Veigas Cadima | |
dc.date.accessioned | 2019-11-08T16:07:41Z | |
dc.date.available | 2019-11-08T16:07:41Z | |
dc.date.issued | 2019-07-24 | |
dc.description.abstract | A avaliação das escolas tem adquirido uma importância facilmente constatável e uma centralidade crescente nas políticas educativas atuais. O modelo implementado em Portugal compreende a existência de duas modalidades de avaliação, uma externa, levada a cabo por agentes exteriores à escola, e outra interna, da responsabilidade da própria escola. O trabalho desenvolvido procurou compreender como se processa e que efeitos produz a autoavaliação num agrupamento de escolas de excelência, e como é percebida e reconhecida pelo agrupamento. Para isso, foi desenvolvido um trabalho que compreendeu a análise do caso em estudo, através de recolha e análise documental e de recolha de testemunhos de alguns dos intervenientes no processo de autoavaliação. O processo de autoavaliação dinamizado pelo Núcleo de Avaliação Interna (NAI), no agrupamento em estudo, carateriza-se pelo seu dinamismo e pela intervenção de uma grande variedade de estruturas internas e externas ao agrupamento. Esse processo conduz à implementação de um amplo conjunto de ações de melhoria ao nível dos resultados académicos, da gestão e do funcionamento do agrupamento e da prestação do serviço educativo. Verificou-se que o NAI parece ter um papel central no trabalho desenvolvido pelo agrupamento facultando dados e informações que permitem às restantes estruturas analisar se o caminho que está a ser seguido é o pretendido e se produz os efeitos desejados. A maioria dos entrevistados considera que o trabalho desenvolvido pelo NAI foi decisivo para a atribuição das três menções de Excelente ao agrupamento. São ainda apontados como fatores que conduziram ao sucesso do agrupamento a ação da direção do agrupamento e o trabalho colaborativo e de equipa que se desenvolve. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202299317 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4270 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Avaliação externa | pt_PT |
dc.title | A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |