Repository logo
 
Publication

A dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelência

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Cristina Veigas Cadima
dc.date.accessioned2019-11-08T16:07:41Z
dc.date.available2019-11-08T16:07:41Z
dc.date.issued2019-07-24
dc.description.abstractA avaliação das escolas tem adquirido uma importância facilmente constatável e uma centralidade crescente nas políticas educativas atuais. O modelo implementado em Portugal compreende a existência de duas modalidades de avaliação, uma externa, levada a cabo por agentes exteriores à escola, e outra interna, da responsabilidade da própria escola. O trabalho desenvolvido procurou compreender como se processa e que efeitos produz a autoavaliação num agrupamento de escolas de excelência, e como é percebida e reconhecida pelo agrupamento. Para isso, foi desenvolvido um trabalho que compreendeu a análise do caso em estudo, através de recolha e análise documental e de recolha de testemunhos de alguns dos intervenientes no processo de autoavaliação. O processo de autoavaliação dinamizado pelo Núcleo de Avaliação Interna (NAI), no agrupamento em estudo, carateriza-se pelo seu dinamismo e pela intervenção de uma grande variedade de estruturas internas e externas ao agrupamento. Esse processo conduz à implementação de um amplo conjunto de ações de melhoria ao nível dos resultados académicos, da gestão e do funcionamento do agrupamento e da prestação do serviço educativo. Verificou-se que o NAI parece ter um papel central no trabalho desenvolvido pelo agrupamento facultando dados e informações que permitem às restantes estruturas analisar se o caminho que está a ser seguido é o pretendido e se produz os efeitos desejados. A maioria dos entrevistados considera que o trabalho desenvolvido pelo NAI foi decisivo para a atribuição das três menções de Excelente ao agrupamento. São ainda apontados como fatores que conduziram ao sucesso do agrupamento a ação da direção do agrupamento e o trabalho colaborativo e de equipa que se desenvolve.pt_PT
dc.identifier.tid202299317pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4270
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.titleA dinâmica do processo de autoavaliação num agrupamento de escolas de Excelênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação- Área Especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mestrado_ana_almeida_2019.pdf
Size:
1.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: