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A influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos nas conceções dos alunos sobre os quatro domínios da deficiência: um estudo de caso numa turma do 4.º ano do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.authorCabral, Rossana dos Santos Garrido
dc.date.accessioned2024-12-19T15:39:06Z
dc.date.available2024-12-19T15:39:06Z
dc.date.issued2024-10-31
dc.description.abstractEsta investigação, conduzida no âmbito do Mestrado em Educação e Inovação Pedagógica na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, explorou a influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos sobre as conceções de alunos do 4.º ano acerca dos quatro domínios da deficiência: auditiva, intelectual, motora e visual. O estudo foi motivado pela necessidade de promover uma maior compreensão e aceitação da diversidade entre crianças, promovendo uma cultura de inclusão e respeito nas escolas. A pesquisa apresenta como questão central: “De que forma a implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos influencia as conceções de alunos do 4.º ano sobre os quatro domínios da deficiência?". A escolha deste tema advém da necessidade de sensibilizar para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas, um desafio persistente apesar dos avanços na legislação e práticas educacionais em Portugal. Para investigar esta questão, adotou-se um paradigma misto, com enfoque num estudo de caso realizado numa escola do Ensino Básico situada na zona rural de Caldas da Rainha, no distrito de Leiria. Participaram na pesquisa 16 alunos do 4.º ano, com idades entre 9 e 10 anos, sendo selecionado um subgrupo de seis alunos para uma análise mais aprofundada. A metodologia envolveu a recolha de dados através de desenhos, entrevistas individuais e questionários, aplicados antes e após a implementação da maleta pedagógica desenvolvida anteriormente por um projeto de investigação, o ProLearn4ALL. A intervenção consistiu na aplicação dos recursos lúdico-pedagógicos, livros e jogos que apresentavam personagens com diferentes tipos de deficiência (auditiva, intelectual, motora e visual), com o objetivo de sensibilizar as crianças sobre a inclusão e dar a conhecer as características dos principais domínios da deficiência. Os resultados revelaram que a intervenção enriqueceu o conhecimento dos alunos na área das deficiências, incitou reflexões e fomentou atitudes mais inclusivas. A análise dos dados destacou, portanto, a relevância de abordagens pedagógicas inovadoras que incluam atividades lúdicas e recursos acessíveis para ampliar a compreensão e aceitação da diversidade. Entende-se que implementação de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos pode, efetivamente, transformar as conceções dos alunos sobre a deficiência, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva. Os resultados reforçam a importância de investir em práticas educativas que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde os primeiros anos de escolarização.pt_PT
dc.identifier.tid203770676pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10333
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectConceçõespt_PT
dc.subjectDeficiênciapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectRecursos lúdico-pedagógicospt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.titleA influência de recursos lúdico-pedagógicos inclusivos nas conceções dos alunos sobre os quatro domínios da deficiência: um estudo de caso numa turma do 4.º ano do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação e Inovação Pedagógicapt_PT

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