Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - FAMÍLIA COMO SUPORTE PARA A GESTÃO DA DIABETES TIPO 2

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MESF - Daniela Gregório_f03 (1).pdf2.46 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

No âmbito do 3º semestre do 2º curso do Mestrado em Enfermagem de Saúde Familiar foi desenvolvido um relatório de natureza profissional na Unidade de Cuidados Saúde Personalizados Cuid’arte (ACeS Pinhal Litoral). Por ser um contexto de excelência para o exercício das competências do enfermeiro de família, foi realizada uma análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas e dificuldades vivenciadas durante o Ensino Clínico. No sentido de enquadrar a prática clínica baseada na evidência e recorrendo à metodologia científica, desenvolveu-se uma Revisão Scoping (RS), dando resposta à questão de investigação: “Qual a perceção do utente quanto ao suporte familiar na gestão da sua DM2?”. Através da pesquisa em bases de dados eletrónicas da plataforma (EBSCO), entre os dias 26 dezembro 2022 e 15 janeiro 2023, foram selecionados alguns artigos, sobre a qual recai esta RS. As conclusões detêm-se no facto de que o suporte social e amigos influencia positivamente as atividades de autogestão e autocuidado. Foi constatado, que os elementos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) consideravam uma mais-valia o suporte social. Compreenderam-se três domínios de suporte social: Suporte Emocional, Suporte Instrumental, considerado como essencial para realizar o controlo diário da Diabetes. Conclui-se que o suporte para a gestão da DM2 compreende, sobretudo, três domínios: o social, o emocional e o instrumental, e que, na perspetiva do elemento familiar portador da doença, é sobretudo o domínio social, nomeadamente os amigos, que exercem maior influência de suporte na autogestão da doença.

Description

Keywords

Perceção Suporte familiar Enfermagem Enfermagem de família DM2

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue