Repository logo
 
Publication

O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar

dc.contributor.authorHenriques, Andreia Simão
dc.contributor.authorSilva, Cláudia Sofia Góis Ribeiro
dc.contributor.authorReis, Helena Isabel da Silva
dc.date.accessioned2022-07-07T12:19:34Z
dc.date.available2022-07-07T12:19:34Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, H., Henriques, A. S. ., & Ribeiro Silva, C. S. G. . (2022). O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 150–166. https://doi.org/10.21814/rpe.20764pt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.20764pt_PT
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.issn2183-0452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7347
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/20764pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectProcessamento Sensorialpt_PT
dc.subjectDesempenho Escolarpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.titleO processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage166pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage150pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume35pt_PT
person.familyNameReis
person.givenNameHelena Isabel Silva
person.identifier1776554
person.identifier.ciencia-id031D-408E-B171
person.identifier.orcid0000-0002-3589-8354
person.identifier.ridE-7787-2019
person.identifier.scopus-author-id55791537000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo publicado.pdf
Size:
346.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: