Publication
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
dc.contributor.author | Henriques, Andreia Simão | |
dc.contributor.author | Silva, Cláudia Sofia Góis Ribeiro | |
dc.contributor.author | Reis, Helena Isabel da Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T12:19:34Z | |
dc.date.available | 2022-07-07T12:19:34Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, H., Henriques, A. S. ., & Ribeiro Silva, C. S. G. . (2022). O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 150–166. https://doi.org/10.21814/rpe.20764 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21814/rpe.20764 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 0871-9187 | |
dc.identifier.issn | 2183-0452 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7347 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/20764 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Processamento Sensorial | pt_PT |
dc.subject | Desempenho Escolar | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 166 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Portuguesa de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 35 | pt_PT |
person.familyName | Reis | |
person.givenName | Helena Isabel Silva | |
person.identifier | 1776554 | |
person.identifier.ciencia-id | 031D-408E-B171 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3589-8354 | |
person.identifier.rid | E-7787-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55791537000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | cf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | cf42439c-c992-4341-9b36-1417badc8a50 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo publicado.pdf
- Size:
- 346.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: