Publication
Os primórdios do cinema documental
dc.contributor.author | Martins, Paulo | |
dc.contributor.editor | Gonçalves, Maria Madalena | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2010-06-11T10:34:59Z | |
dc.date.available | 2010-06-11T10:34:59Z | |
dc.date.issued | 2009-02 | |
dc.description.abstract | A importância dos documentários como fonte de conhecimento histórico tem sido cada vez mais destacada por inúmeros autores, em especial Marc Ferro. Logo no início do cinema, com os irmãos Lumière, podemos observar como os seus filmes registaram para a posteridade momentos da vida, como a saída dos operários de uma fábrica, ou a coroação de Nicolau II, permitindo-nos aceder ao conhecimento de uma realidade que para sempre ficaria imortalizada nessas imagens. O processo parecia simples: uma câmara fixa captava as imagens daquilo que decorria à sua frente. Assim, estes filmes tornam-se fontes primárias do conhecimento histórico, pois podemos analisar aquilo que elas dão a ver. Mas, para além disso, essas imagens são também fontes secundárias, visto permitirem uma análise mais detalhada da maneira como captaram a realidade, o que pretendiam mostrar e o modo como nos levam a essa mesma realidade. | pt |
dc.identifier.citation | MARTINS, Paulo - Os primórdios do cinema documental. Cadernos PAR. N.º 02 (Fev. 2009), p. 54-57. | pt |
dc.identifier.issn | 1647-2063 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/204 | |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | ESAD.CR | pt |
dc.subject | Cinema | pt |
dc.subject | Documentários | pt |
dc.title | Os primórdios do cinema documental | pt |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 57 | pt |
oaire.citation.startPage | 54 | pt |
oaire.citation.title | Cadernos PAR | pt |
rcaap.rights | openAccess | pt |
rcaap.type | article | pt |