Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plástica

dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreirapt_PT
dc.contributor.advisorMagueta, Lúcia Grave
dc.contributor.authorFonseca, Raquel Filipa Rodrigues
dc.date.accessioned2021-05-14T13:47:18Z
dc.date.available2021-05-14T13:47:18Z
dc.date.issued2021-03-24
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020, encontra-se organizado em duas partes distintas: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à reflexão crítica e objetiva sobre o meu percurso de aprendizagens e está subdividida em dois capítulos. O primeiro capítulo relata as experiências vivenciadas nos contextos de creche e de jardim de infância e o segundo capítulo refere-se aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte são refletidos e fundamentados os aspetos mais importantes das aprendizagens concretizadas durante as práticas pedagógicas. A segunda parte remete para o estudo investigativo realizado com quatro crianças no âmbito da prática pedagógica em contexto de jardim de infância. Este estudo, de carácter qualitativo e enquadrado num estudo de caso, visou identificar a potencialidade das artes visuais na aprendizagem cooperativa com crianças de 5/6 anos. Para tal, planificaram-se e implementaram-se cinco propostas educativas que envolviam o trabalho em grupo e a expressão plástica. Para recolher os dados, optou-se por recorrer à observação participante, a notas de campo e a registos audiovisuais e fotográficos. A análise teve em conta duas categorias: a aprendizagem no âmbito da cooperação e a aprendizagem no âmbito da linguagem plástica. Os resultados obtidos demonstraram que as propostas educativas no âmbito das artes visuais influenciaram o desenvolvimento e aquisição de comportamentos cooperativos nas quatro crianças do estudo, tendo cada uma participado na construção das aprendizagens das outras.pt_PT
dc.identifier.tid202724247pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5780
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectLinguagem plásticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância e no 1.º CEB – a aprendizagem cooperativa em atividades com a linguagem plásticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório-de-Prática-de-Ensino-Supervisionada_Raquel-Fonseca.pdf
Size:
4.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: