Publication
O PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Maria José Nascimento Silva | |
| dc.contributor.author | Machado, Celeste Marçalo | |
| dc.date.accessioned | 2025-07-14T13:13:05Z | |
| dc.date.available | 2025-07-14T13:13:05Z | |
| dc.date.issued | 2025-06-16 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório visa dar conta do percurso formativo realizado no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. A primeira parte apresenta o relato e a reflexão sobre as Práticas Pedagógicas realizadas em diferentes contextos educativos, abordando as diversas dimensões da prática docente, nomeadamente os desafios relativos ao ensino e aprendizagem de Português e de História e Geografia de Portugal, com particular destaque para ciclo da planificação, da atuação, da avaliação e da reflexão. As experiências pedagógicas desenvolvidas permitiram a implementação de metodologias diversificadas, promovendo a interdisciplinaridade e a motivação dos alunos. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo e quantitativo sobre o desenvolvimento de competências relativas às apresentações orais no 5.º ano de escolaridade, através da utilização de podcasts como estratégia pedagógica. O estudo surgiu da necessidade de valorizar a oralidade no ensino da língua portuguesa, tendo sido implementada uma sequência didática baseada em atividades de produção e análise de podcasts. Os resultados indicam que a utilização de podcast’s como ferramenta didática, potencia a motivação dos alunos e contribui para a melhoria das suas competências orais. No que concerne às apresentações orais, verificou-se que a introdução de estratégias inovadoras permite não apenas a ampliação das habilidades comunicativas dos alunos, mas também a sua maior autonomia e participação ativa no processo de aprendizagem. | por |
| dc.identifier.tid | 203969871 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13622 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
| dc.subject | Competências comunicativas | |
| dc.subject | Estratégias pedagógicas | |
| dc.subject | Género de Texto Apresentação Oral | |
| dc.subject | Inovação no ensino | |
| dc.subject | Motivação | |
| dc.subject | Oralidade | |
| dc.subject | Podcasts educativos | |
| dc.subject | Reflexão | |
| dc.title | O PODCAST NA SALA DE AULA: APERFEIÇOANDO A ORALIDADE NO 5.º ANO DE ESCOLARIDADE | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º CEB |
