Repository logo
 
Publication

Trilho(s) de aprendizagem em Creche e Jardim de Infância: das interações no momento do acolhimento ao projeto sobre as sopas

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorRebelo, Fabiana Raquel Santos
dc.date.accessioned2020-07-30T14:47:58Z
dc.date.available2020-07-30T14:47:58Z
dc.date.issued2020-06-13
dc.description.abstractO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na prática pedagógica em valência de creche e a segunda parte na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I – IPSS e Jardim de Infância II – rede pública). A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas na prática pedagógica em creche e o estudo realizado com 3 das 11 crianças do grupo. Este estudo procurou saber quais as interações que facilitam a separação da criança da sua figura de referência no momento de acolhimento, na creche. Optando-se por uma metodologia qualitativa de carácter descritivo, recorreu-se à observação participante e ao registo videográfico como instrumentos de recolha de dados. Os dados dos participantes foram recolhidos em 9 dias distintos, transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram as interações sociais, as interações com objetos e as interações com um animal de estimação como processos facilitadores de separação da figura de referência. Estes resultados levaram-se a inferir a importância da educadora, dos pares e dos objetos no momento de acolhimento na creche. A segunda parte do relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata as vivências e as aprendizagens realizadas em Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente no processo de construção de um portfólio individual de criança e na realização dos trabalho(s) de projeto realizados em parceria.pt_PT
dc.identifier.tid202505715pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5035
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.titleTrilho(s) de aprendizagem em Creche e Jardim de Infância: das interações no momento do acolhimento ao projeto sobre as sopaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório_Fabiana Rebelo_MEPE_2020.pdf
Size:
1.49 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: