Publication
Trilho(s) de aprendizagem em Creche e Jardim de Infância: das interações no momento do acolhimento ao projeto sobre as sopas
datacite.subject.fos | Humanidades::Outras Humanidades | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.author | Rebelo, Fabiana Raquel Santos | |
dc.date.accessioned | 2020-07-30T14:47:58Z | |
dc.date.available | 2020-07-30T14:47:58Z | |
dc.date.issued | 2020-06-13 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na prática pedagógica em valência de creche e a segunda parte na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I – IPSS e Jardim de Infância II – rede pública). A primeira parte revela as aprendizagens e experiências realizadas na prática pedagógica em creche e o estudo realizado com 3 das 11 crianças do grupo. Este estudo procurou saber quais as interações que facilitam a separação da criança da sua figura de referência no momento de acolhimento, na creche. Optando-se por uma metodologia qualitativa de carácter descritivo, recorreu-se à observação participante e ao registo videográfico como instrumentos de recolha de dados. Os dados dos participantes foram recolhidos em 9 dias distintos, transcritos e sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram as interações sociais, as interações com objetos e as interações com um animal de estimação como processos facilitadores de separação da figura de referência. Estes resultados levaram-se a inferir a importância da educadora, dos pares e dos objetos no momento de acolhimento na creche. A segunda parte do relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata as vivências e as aprendizagens realizadas em Jardim de Infância, centrando-se fundamentalmente no processo de construção de um portfólio individual de criança e na realização dos trabalho(s) de projeto realizados em parceria. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202505715 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Acolhimento | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Alimentação | pt_PT |
dc.title | Trilho(s) de aprendizagem em Creche e Jardim de Infância: das interações no momento do acolhimento ao projeto sobre as sopas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório_Fabiana Rebelo_MEPE_2020.pdf
- Size:
- 1.49 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: