Repository logo
 
Publication

A formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiria

dc.contributor.authorTavares, Dina
dc.contributor.authorRainho, Nuno
dc.contributor.authorSousa, Marlene
dc.contributor.authorSantos, Tânia
dc.date.accessioned2020-01-03T14:55:45Z
dc.date.available2020-01-03T14:55:45Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractNeste artigo temos como principal objetivo refletir sobre a importância da criação de programas de literacia financeira no ensino superior. Este estudo surge no âmbito do Programa de Educação para a Literacia Financeira (PELF) do Politécnico de Leiria (PLeiria) que visa, entre outros objetivos, incrementar o nível de literacia financeira da comunidade PLeiria assim como, avaliar os resultados decorrentes dessa implementação. Os participantes foram estudantes de três cursos de licenciatura da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do PLeiria. O instrumento de recolha de dados foi um inquérito por questionário aplicado a um grupo de estudantes em duas fases distintas: a primeira fase quando os estudantes ingressaram no ensino superior, frequentando o 1.º ano de licenciatura, e a segunda, após dois anos, quando ingressavam o 3.º ano da licenciatura. Entre a 1.ª e a 2.ª fase, estes estudantes tiveram formação financeira, promovida pelo PELF. Os resultados mostraram evidências de ligeiras melhorias em termos do nível de literacia financeira demonstrado pelos estudantes, quando comparados os resultados das duas fases. Concluímos ainda que a formação financeira dada aos estudantes, apesar de ter um efeito positivo no incremento da sua literacia financeira, ainda não é suficiente de modo a que os estudantes sejam capazes de tomar decisões financeiras conscientes, influenciando a sua confiança em realizar poupanças e investimentos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4355
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.8/4100pt_PT
dc.subjectEducação financeirapt_PT
dc.subjectLiteratura fnanceirapt_PT
dc.subjectFormação fnanceirapt_PT
dc.titleA formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiriapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceESECS - Instituto Politécnico de Leiriapt_PT
oaire.citation.endPage322pt_PT
oaire.citation.startPage314pt_PT
oaire.citation.titleAtas da VIII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educaçãopt_PT
person.familyNameTavares
person.familyNameRainho
person.familyNameSousa
person.familyNameSantos
person.givenNameDina
person.givenNameNuno
person.givenNameMarlene
person.givenNameTânia
person.identifier.ciencia-idE017-F6C3-562F
person.identifier.orcid0000-0002-4938-0855
person.identifier.orcid0000-0003-3195-0386
person.identifier.orcid0000-0002-1201-9636
person.identifier.orcid0000-0002-9187-6117
person.identifier.scopus-author-id56519530700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione6ef797b-2ad4-446d-961d-239c53f9ea37
relation.isAuthorOfPublicationfde127c9-8162-498b-ade0-51322e6d8fd8
relation.isAuthorOfPublication0ddd2fe3-b471-4ad8-990b-2005be57fe42
relation.isAuthorOfPublication25436b8a-3f16-4fe5-8a30-bc5123035c57
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery25436b8a-3f16-4fe5-8a30-bc5123035c57

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_A formação finaceira_IPCE2019.pdf
Size:
431.08 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: