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A expressão dramática na perturbação mental
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lopes, Maria de São Pedro Santos Silva | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Jenny Gil | |
dc.contributor.author | Gomes, Joana Mafalda Maduro | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T15:50:21Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T15:50:21Z | |
dc.date.issued | 2015-07-27 | |
dc.description.abstract | Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - domínio cognitivo motor, como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de mestre do mesmo. A expressão dramática é defendida por diversos autores como uma estratégia fundamental no desenvolvimento do ser humano desde a sua infância. Com a sua aplicação e através dela, competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas no sentido de o tornar mais expressivo, adaptativo e sociável nas múltiplas variáveis do quotidiano. Tal trabalho assume uma maior dimensão quando desenvolvido com pessoas caracterizadas com algum tipo de perturbação mental. O objetivo principal do presente estudo é compreender quais as competências que podem ser desenvolvidas em pessoas com perturbação mental com a expressão dramática. Este projeto de investigação foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, numa técnica de investigação-ação, uma vez que foi a estratégia que de uma forma mais completa permitiu um enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de toda a informação necessária para o efeito, optou-se pela observação direta, o registo fotográfico e os diários de bordo do investigador e dos participantes. Para este estudo, foi implementado um conjunto de sessões com atividades relacionadas com expressão dramática que, com o decorrer do tempo, se transformaram num pequeno projeto de representação dramática. No projeto participou um grupo frequentador da Cooperativa de Ensino e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Leiria (CERCILEI), em regime de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática desenvolveu nos participantes a atenção e concentração, a orientação sequencial, a improvisação e criação dramática, assim como ao nível da participação e da capacidade reflexiva grupal e individual. Verificou-se igualmente uma presença cada vez mais evidente da capacidade de desenvolvimento do relacionamento interpares, principalmente no trabalho em equipa aquando da criação de novos projetos comuns e interajuda entre os pares. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201109484 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/1736 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial | pt_PT |
dc.subject | Expressão dramática | pt_PT |
dc.subject | Perturbação mental | pt_PT |
dc.title | A expressão dramática na perturbação mental | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo Motor | pt_PT |