Repository logo
 
Publication

A expressão dramática na perturbação mental

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Maria de São Pedro Santos Silva
dc.contributor.advisorSousa, Jenny Gil
dc.contributor.authorGomes, Joana Mafalda Maduro
dc.date.accessioned2016-04-04T15:50:21Z
dc.date.available2016-04-04T15:50:21Z
dc.date.issued2015-07-27
dc.description.abstractEste relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - domínio cognitivo motor, como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de mestre do mesmo. A expressão dramática é defendida por diversos autores como uma estratégia fundamental no desenvolvimento do ser humano desde a sua infância. Com a sua aplicação e através dela, competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas no sentido de o tornar mais expressivo, adaptativo e sociável nas múltiplas variáveis do quotidiano. Tal trabalho assume uma maior dimensão quando desenvolvido com pessoas caracterizadas com algum tipo de perturbação mental. O objetivo principal do presente estudo é compreender quais as competências que podem ser desenvolvidas em pessoas com perturbação mental com a expressão dramática. Este projeto de investigação foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, numa técnica de investigação-ação, uma vez que foi a estratégia que de uma forma mais completa permitiu um enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de toda a informação necessária para o efeito, optou-se pela observação direta, o registo fotográfico e os diários de bordo do investigador e dos participantes. Para este estudo, foi implementado um conjunto de sessões com atividades relacionadas com expressão dramática que, com o decorrer do tempo, se transformaram num pequeno projeto de representação dramática. No projeto participou um grupo frequentador da Cooperativa de Ensino e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Leiria (CERCILEI), em regime de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática desenvolveu nos participantes a atenção e concentração, a orientação sequencial, a improvisação e criação dramática, assim como ao nível da participação e da capacidade reflexiva grupal e individual. Verificou-se igualmente uma presença cada vez mais evidente da capacidade de desenvolvimento do relacionamento interpares, principalmente no trabalho em equipa aquando da criação de novos projetos comuns e interajuda entre os pares.pt_PT
dc.identifier.tid201109484pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/1736
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectExpressão dramáticapt_PT
dc.subjectPerturbação mentalpt_PT
dc.titleA expressão dramática na perturbação mentalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado de Educação Especial – Domínio Cognitivo Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese Joana Gomes_28-7-15.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: