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A Eficácia dos Meios de Comunicação na Escolha de um Destino Turístico – Numa Ótica Geracional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorConceição, Joaquim Paulo Cordeiro da
dc.contributor.authorSilveira, Rita Rodrigues da
dc.date.accessioned2025-07-30T10:32:17Z
dc.date.available2025-07-30T10:32:17Z
dc.date.issued2025-01-28
dc.description.abstractEsta tese de mestrado investiga a eficácia dos meios de comunicação na escolha de um destino turístico, numa perspetiva geracional. Começando por introduzir os conceitos de old media e new media (Manovich, 2002), em que nos primeiros se incluem os jornais e revistas, feiras, parcerias, word-of-mouth, anúncios de TV e rádio e publicidade outdoor, e nos segundos incluem-se sites e blogs, redes sociais, publicidade online, influenciadores e APPs. São identificados e caracterizados os quatro grupos de Gerações – os Baby Boomers (Samuel, 2017), a Geração X (Twenge, 2023), a Geração Y (Dash et al., 2021) e a Geração Z (Aslam & Hassan, 2023). O presente estudo investiga o nível de influência que os diferentes canais de comunicação exercem sobre o potencial cliente de uma determinada Geração, aquando da sua escolha de um destino turístico. Utilizando uma abordagem univariada, incluindo pesquisa de campo, análise de dados qualitativos e quantitativos, são identificadas tendências, preferências e comportamentos. As conclusões desta investigação indicam que a Geração Baby Boomer é a mais influenciada pelos old media, enquanto os new media demonstram ter maior influência nas restantes gerações. Considerando o acima explanado, esta dissertação espera contribuir com maior clareza, amplitude e atualidade, para o conhecimento das relações que se estabelecem entre os canais de comunicação e a escolha de um destino turístico, pelas diferentes Gerações no contexto do Marketing Relacional.por
dc.description.abstractThis master's thesis investigates the effectiveness of the media when choosing a tourist destination from a generational perspective. It starts by introducing the concept of old media and new media (Manovich, 2002), where old media includes newspapers and magazines, fairs, partnerships, word of-mouth, TV and radio commercials, and outdoor commercials, and new media consists of sites and blogs, social media, online commercials, influencers, and APPs. This is followed by a characterization of four generational groups – Baby Boomers (Samuel, 2017), Generation X (Twenge, 2023), Generation Y (Dash et al., 2021) and Generation Z (Aslam & Hassan, 2023). This study explores the level of influence that the different media channels have on potential buyers from the four Generations when choosing a tourist destination. It is based on a univariate approach, including field research, analysis of qualitative and quantitative data, trends, preferences and behaviors. The findings of the analysis suggest that old media is preferred by the Baby Boomers’ Generation, while new media is shown to have a stronger influence over all other Generations included in the study. Moreover, word-of-mouth, as an old media channel, has been identified as the most preferred channel across all four Generations. By bringing the above insights to light, this dissertation hopes to contribute to a more holistic and updated understanding of this relationship between the media and the choice of tourist destinations across different Generations in the context of Relational Marketingeng
dc.identifier.tid203977165
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13789
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectOld media
dc.subjectNew media
dc.subjectGerações
dc.subjectMarketing turístico
dc.subjectMarketing relacional
dc.subjectProcesso de compra
dc.titleA Eficácia dos Meios de Comunicação na Escolha de um Destino Turístico – Numa Ótica Geracional
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado Marketing Relacional

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