Publication
Territórios educativos e mecanismos de lidar com a diferença na escola
| dc.contributor.author | Vieira, Ana Maria | |
| dc.contributor.author | Vieira, Ricardo | |
| dc.date.accessioned | 2011-12-13T16:00:20Z | |
| dc.date.available | 2011-12-13T16:00:20Z | |
| dc.date.issued | 2011 | |
| dc.description.abstract | Pretendemos, nesta comunicação, dar conta duma investigação a decorrer no CIID-IPL (www.ciid.ipleiria.pt) que compara as práticas de Professores e de Técnicos Superiores de Serviço Social (TSTS) em dois Territórios Educativos do concelho de Leiria1: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e um Agrupamento Escolar que tem sustentado uma “Oficina de Comportamento” a par do currículo formal e experimentado um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) do Instituto de Apoio à Criança (IAC) como meio de mediação sociopedagógica. Em ambos os territórios, as funções de mediação têm sido desempenhadas por professores e TSTS, um com mais autonomia para sustentar mediadores, outro que tem privilegiado o projecto educativo como gerador de créditos horários para afectar professores ao trabalho de mediação. Apesar das diferenças estruturais e de variedade de agentes educativos implicados, em ambos os territórios há uma crença de se trabalhar com a diferença cultural na escola, com a mediação de tensões sociais mas as práticas e discursos de professores e TSTS parecem inscrever-se numa postura ideológica próxima do que designamos de “patologização da diferença” que vê a escola contemporânea com muitos problemas que têm de ser resolvidos não só por professores mas, também, por psicólogos e TSTS como sejam os assistentes sociais, educadores sociais, sociólogos, animadores, etc. A tónica da prática parece ser posta na mediação para a resolução de conflitos (a escola como o hospital dos problemas sociais) e não tanto da mediação sócio-cultural, a montante dos problemas, resultante da (in)comunicação entre os agentes educativos e os alunos e suas famílias, bem como entre os diferentes alunos. | por |
| dc.identifier.citation | VIEIRA, Ana Maria; VIEIRA, Ricardo - Territórios educativos e mecanismos de lidar com a diferença na escola. In: Actas do II Encontro de Sociologia da Educacão – “Educação, Territórios e (Des)Igualdades”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2011, pp. 317-335. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/458 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.title | Territórios educativos e mecanismos de lidar com a diferença na escola | por |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| person.familyName | Maria de Sousa Neves Vieira | |
| person.familyName | Manuel Neves Vieira | |
| person.givenName | Ana | |
| person.givenName | Ricardo | |
| person.identifier.ciencia-id | 0C16-8869-1661 | |
| person.identifier.ciencia-id | A710-8699-2BCF | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3976-6359 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0003-1529-1296 | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | conferenceObject | por |
| relation.isAuthorOfPublication | 3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254 | |
| relation.isAuthorOfPublication | e78e4f1a-73e5-4ae7-98c1-98fe45e389a0 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3d3f1a79-2f07-47c7-9e74-4deffe9fd254 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Vieira R. Vieira A_ TERRITÓRIOS EDUCATIVOS E MECANISMOS DE L.pdf
- Size:
- 323.58 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
