Repository logo
 
Publication

Health Education Project – The challenges of feeding

dc.contributor.authorFonseca, Tânia
dc.contributor.authorDias, João Canossa
dc.contributor.authorCordeiro, Catarina
dc.contributor.authorRego, Sara
dc.contributor.authorFiúza, Carolina
dc.contributor.authorMachado, Ana
dc.date.accessioned2020-01-16T13:19:52Z
dc.date.available2020-01-16T13:19:52Z
dc.date.issued2016-12-30
dc.description.abstractIntrodução: As Necessidades Especiais na Alimentação (NEA) surgem, frequentemente, em pessoas com alterações neurológicas e perturbações do desenvolvimento, que poderão depender de cuidadores no processo de alimentação. O restrito acesso a (in)formação na área dos cuidados com a alimentação condiciona a implementação das melhores estratégias perante situações de risco e/ou rejeição alimentar, conduzindo à insegurança e ansiedade no cuidador. Objetivos: Apresentar e implementar uma proposta de programa de Educação para a Saúde (EpS) no âmbito das NEA; avaliá-lo em termos de outputs e outcomes; refletir quanto à pertinência deste tipo de programas. Métodos: Foram utilizados o Modelo Interativo de Planificação de Programas, a Abordagem dos Cinco Passos para a Monitorização e Avaliação e o Modelo de Avaliação Multinível. Resultados: Verificou-se que 90% dos cuidadores não tinha tido acesso a formação na área da alimentação e que as maiores dificuldades foram o seu posicionamento e o da pessoa cuidada. As dificuldades assinaladas com maior frequência nos indivíduos com NEA foram engasgamentos, queda anterior de alimento e o facto de a deglutição só ocorrer com quantidade excessiva de alimento na cavidade oral. A satisfação média dos participantes nas sessões formativas situou-se entre “Satisfeito(a)” e “Muito satisfeito(a)” e os mesmos adquiriram com sucesso os conhecimentos objetivados. Conclusões: O presente estudo permitiu a apresentação e implementação de uma proposta de programa de EpS no âmbito das NEA, fazendo-se uma avaliação positiva do mesmo. Compreendeuse a relevância deste tipo de programas, pois atuando numa problemática negligenciada e com externalidades pode gerar-se valor para a sociedade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFonseca, T., Dias, J., Cordeiro, C., Rego, S., Fiúza, C., Machado, A. (2016). Health Education Project – The challenges of feeding. Res Net Health 2, e-1-12.pt_PT
dc.identifier.issn2183-6841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4433
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Leiriapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNecessidades Especiais na Alimentaçãopt_PT
dc.subjectCuidadorespt_PT
dc.subjectEducação para a Saúdept_PT
dc.titleHealth Education Project – The challenges of feedingpt_PT
dc.title.alternativeProjeto de Educação para a Saúde – Os desafios da alimentaçãopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleResearch and Networks in Healthpt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15-Texto Artigo-407-2-10-20161230.pdf
Size:
124.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: