Publication
E-mat6 uma experiência de e-learning com alunos do 6º ano
dc.contributor.author | Pimparel, Maria Doroteia Pires Madureira | |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T15:50:23Z | |
dc.date.available | 2013-01-23T15:50:23Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description | Relatório de projeto de Mestrado em Educação e Tecnologia em Matemática apresentada à ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. | por |
dc.description.abstract | A relevância da investigação prende-se por um lado, com a sua atualidade em termos da utilização da plataforma Moodle no desenvolvimento de competências específicas e transversais da disciplina de Matemática e, por outro, com a possibilidade de implementar uma ação concreta de relacionamento escola/família no âmbito das aprendizagens da disciplina. Foi definida como meta central deste projeto elaborar, implementar e avaliar um curso a distância para alunos do 6º ano, estabelecendo-se numa parceria estreita com os encarregados de educação. As questões de investigação centraram-se na capacidade de resposta às necessidades dos encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos na utilização das tecnologias e no desenvolvimento de competências matemáticas em tempo de férias, na promoção de aprendizagens matemáticas em rede e na manutenção dos níveis de motivação dos alunos, e na identificação dos aspetos que devem ser considerados no planeamento e implementação de um curso a distância para alunos do 6º ano, de modo a que este se perspetive como fator de inovação no estabelecimento de parcerias entre a escola e a família. No estudo foi utilizado um modelo plurimetodológico, designado por metodologia de desenvolvimento, que agrega características de outros tipos de estudos, e em que se utiliza como ponto de partida um protótipo de curso a distância, concebido pela investigadora e suportado teoricamente. Foi possível verificar, que o caráter estratégico do curso enquanto iniciativa aglutinadora das necessidades dos pais, com filhos em férias a necessitar desenvolver as suas aprendizagens no âmbito de uma disciplina que muitos, de forma redutora, associam com as questões que envolvem números e operações, constituiu-se, pelos resultados obtidos, como uma iniciativa credível e de bom senso. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/719 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Curso | por |
dc.subject | E-learning | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.title | E-mat6 uma experiência de e-learning com alunos do 6º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |