Publication
Mediação Intercultural em Contexto Escolar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Pedro de Carvalho da | |
dc.contributor.author | Andrade, Susana Catarina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T13:15:47Z | |
dc.date.available | 2019-07-08T13:15:47Z | |
dc.date.issued | 2018-11-30 | |
dc.description.abstract | A reforma do sistema educativo em Portugal prevê uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania, para a inclusão social e redução de desigualdades sociais, tendo muito em conta a diversidade sociocultural presente nos atuais territórios educativos. Contudo, esta é uma mudança ideológica e retórica, mantendo na prática um ensino dividido entre a uniformização e a diversificação, entre a tradição e a modernização. Esta investigação constitui um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas da zona centro do país onde se destaca a diversidade cultural, pretendendo-se investigar as práticas de mediação interculturais que nele se praticam, de forma a eventualmente reduzir as possíveis desigualdades sociais. Tendo em conta a sua complexidade, foi utilizado o paradigma hermenêutico, tendo sido utilizadas como técnicas de recolha e tratamento de dados a entrevista individual semiestruturada, a observação direta e análise de conteúdo. A investigação permitiu-nos entender a importância da mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta que promove a todos os que o constituem (alunos, professores, encarregados de educação, comunidade), a autonomia e inserção social, não apenas através de uma dimensão educativa, mas também preventiva, transformativa, capacitadora e reabilitadora. No caso específico estudado tornou-se clara a vantagem da inclusão da figura do mediador intercultural bem como do reforço e formalização das práticas de mediação interculturais já existentes, tendo em conta a desarticulação presente entre diversos agentes educativos, bem como um estímulo à diferenciação positiva intrínseca à diversidade cultural existente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202260836 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3983 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Mediação Intercultural | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Social | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Diversidade social | pt_PT |
dc.title | Mediação Intercultural em Contexto Escolar | pt_PT |
dc.title.alternative | Um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção social | pt_PT |